CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar

blog OPA BIER

28/fevereiro

Mitos e Dicas para Curar a Ressaca

Depois de uma de bebedeira você acordou com dor de cabeça, náuseas, sede excessiva e fadiga extrema? É, você está de ressaca e esses são alguns dos sintomas mais comuns.

Sabemos que não há cura real para uma ressaca e a melhor maneira de evitá-la é beber com moderação. Agora, se você bebeu todas e quer saber o que funciona ou não para ajudá-lo a sentir-se melhor no dia seguinte, confira 4 mitos e 3 dicas para tratar a ressaca.

Mitos sobre curar a ressaca

A ressaca começa no dia seguinte

Os sintomas da ressaca costumam aparecer cerca de quatro a seis horas depois que a pessoa parou de beber. Embora muitos acreditem que a ressaca só acontece enquanto a pessoa dorme após a bebedeira, isso é um mito, pois ela pode surgir mesmo sem ter dormido, até mesmo durante a festa.

Fazer exercícios

Algumas pessoas acreditam que aquela subida matinal do mirante ou correr para a academia ajudará a “suar” todo álcool consumido no dia anterior. Mas a verdade é que isso pode fazer você se sentir ainda pior, pois seu corpo já está desidratado.

Alguns médicos até recomendam que um exercício leve, como uma caminhada ao ar livre, libera endorfinas e pode até ajudá-lo a se sentir melhor. Na dúvida, tenha em mente: O que você realmente precisa é de descanso.

Continuar Bebendo

Um dos maiores mitos em relação a ressaca é que continuar bebendo pode resolver. Essa atitude pode até atrasar sua ressaca, mas certamente não a interromperá. A ressaca faz você se sentir mal porque o organismo precisa de alguma forma eliminar o álcool ingerido e para isso os órgãos precisam trabalhar mais do que o normal para dar ao seu corpo a chance de se recuperar.

Portanto, é melhor tomar muita água no café da manhã em vez de ingerir ainda mais álcool.

Beber Café

Quando você está se sentido um pouco “devagar”, pode ser tentador procurar uma xícara de café. Mas embora o café não seja tão desidratante quanto o álcool, ainda assim é um diurético e pode dificultar sua recuperação. A cafeína poderá aumentar a desidratação além de irritar ainda mais o estômago.

Se você realmente precisa de uma dose de cafeína, tente ficar com apenas uma xícara antes de voltar para a água.
Agora que você já sabe o que não fazer, vamos às dicas simples e naturais para te ajudar a passar o dia da ressaca da melhor forma.

Dicas para curar a ressaca

Beba muita água!

O álcool atua como diurético, o que pode fazer você ir muitas vezes ao banheiro. Isso pode levar à desidratação, uma das principais causas dos sintomas da ressaca.

Essa sede de “deserto” que o acorda nas primeiras horas da manhã é um sinal de que você está no caminho da ressaca. A quantidade de água que você ingere deve ser igual à quantidade que você perde e o álcool pode perturbar esse equilíbrio.

Portanto, se você sabe que vai beber a noite, mantenha-se bem hidratado durante o dia e beba bastante água antes de ir para a cama. Seria interessante intercalar doses de água entre as doses de álcool também. E caso a ressaca insista em aparecer pela manhã, hidrate-se como se não houvesse amanhã.

Coma alimentos ricos em nutrientes antes e depois de beber

Pesquisas mostram que a combinação de álcool com a ingestão de alimentos pode ajudar seu corpo a metabolizar o álcool com mais eficiência. A digestão dos alimentos antes ou durante o consumo de álcool ajuda a aumentar os níveis de hormônio antidiurético (ADH), frutose de açúcar e fluxo sanguíneo para o fígado, fatores que ajudam seu corpo a decompor o álcool mais rapidamente.

Opte por carboidratos complexos, como frutas e legumes. Bananas são uma ótima opção, pois são ricas em minerais como o potássio.

Ao contrário da crença popular, alimentos gordurosos não ajudarão você a absorver uma ressaca. Se você consegue lidar com o som de um liquidificador na manhã seguinte, um smoothie de água de coco com banana e duas colheres de sopa de manteiga de amendoim pode ser um combo revigorante.

Volte para a cama

Um dos remédios mais restauradores para a ressaca é simplesmente dormir mais. De fato, a função cognitiva atrasada durante uma ressaca provavelmente está ligada ao sono ruim associado ao uso de álcool.

Pesquisas dizem que o álcool interrompe seu ritmo circadiano e evita o sono REM; é improvável que você caia em um sono profundo e repousante depois de beber umas a mais. O sono ruim, está ligado à ansiedade, irritabilidade e mudanças de humor. O excesso de álcool atua como depressivo e agrava esses efeitos.

Conclusão

Nem sempre é fácil evitar a ressaca, mas agora você já conhece algumas dicas de como amenizar seus sintomas. Caso não se sinta melhor, procure atendimento médico. As informações contidas neste conteúdo têm caráter informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de especialistas.

O importante é beber com moderação para aproveitar o que há de melhor dos efeitos etílicos.

E lembre-se: Se beber, não dirija.

 

Relacionados

Instagram