CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

28/junho

OPA BIER lança cortes de carnes nobres de gado que auxilia no processo de produção da cerveja

“Boi cervejeiro” se alimenta de bagaço do malte de cevada e ajuda no plantio do lúpulo joinvilense

 

A cervejaria OPA BIER lança nesta quinta-feira (dia 13) a OPA BEEF, linha de cortes de carnes nobres oriunda de gado que participa do processo de produção da cerveja.

O rebanho pertence à Fazenda OPA BIER, localizada na Estrada da Ilha, em Joinville, e se alimenta do bagaço do malte e da levedura, subprodutos da produção da cerveja. Esse “boi cervejeiro” também participa posteriormente, por meio de sua matéria orgânica, do processo de adubação da lavoura do lúpulo, que também é cultivado na mesma fazenda. Após colhido, o lúpulo é utilizado para a produção de novos lotes de cerveja, iniciando um importante ciclo de sustentabilidade que se repete infinitamente.

Além do caráter sustentável, as carnes OPA BEEF também se diferenciam pela qualidade, pois o bagaço do malte que serve como ração é altamente nutritivo e confere ao gado boa cobertura de gordura, marmoreio e maciez, possibilitando ao assador uma experiência superior de sabor e suculência.

Carnes livres de antibióticos

Outro diferencial das carnes OPA BEEF é que elas são livres de antibióticos. Introduzidos na ração para melhorar a conversão alimentar, os antibióticos são proibidos na Europa e EUA, mas seu uso ainda é muito comum no Brasil. No rebanho da OPA BEEF, são adicionados na ração óleos essenciais, extraídos de plantas, que também melhoram a conversão alimentar do animal, porém são de fontes naturais.

O bem-estar dos animais também é outro ponto de cuidado no manejo das carnes OPA BEEF, com atenção aos parâmetros sanitários e ao conforto dos animais, o que acaba se refletindo na qualidade dos cortes.

“A OPA BEEF vem proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor de carnes nobres, que terá a oportunidade de fazer um churrasco do boi que ajudou a produzir a cerveja que ele está bebendo”, afirma o diretor-industrial da OPA BIER, Francisco Schmitz.

Segundo o consultor técnico da OPA Beef, Fabio Bonacolsi, serão 14 cortes de carne premium, embalados a vácuo, em uma parceria do Frigorífico São João, de São João de Itaperiú, um dos mais importantes de Santa Catarina.

“O gado, de raças como Angus, Hereford e outras, é selecionado na Fazenda OPA BIER. Por meio do auxílio de ultrassonografia, é realizada a medição da gordura na região do contrafilé. Essa avaliação técnica detecta os animais com maior potencial de marmoreio e acabamento de gordura, garantindo cortes de maior qualidade, sabor e maciez”, explica Bonacolsi.

Entenda o processo de criação do rebanho OPA BEEF

 

  • A produção da cerveja tem início com a brassagem, onde os grãos de malte de cevada são triturados e mergulhados em água para a liberação dos açúcares fermentáveis, formando o mosto;
  • Na sequência, o mosto é filtrado e ocorre a sobra do bagaço do malte, uma pasta de cascas de cevada e nutrientes que não tem mais serventia no processo de produção da cerveja; 
  • Esse bagaço do malte, que em muitas cervejarias é descartado, é então enviado para a Fazenda OPA BIER, onde é usado como ração do rebanho criado no local. O bagaço do malte não contém álcool;
  • O gado se alimenta da ração e, posteriormente, produz a matéria orgânica, conhecida como estrume ou esterco;
  • Essa matéria orgânica do gado é então compostada e usada como adubo na lavoura de lúpulo, que fica ao lado do pasto, também na Fazenda OPA BIER;
  • Após colhido e processado, o lúpulo faz o caminho de volta até a fábrica da OPA BIER e é utilizado na produção de novas cervejas.

Ciclo de sustentabilidade na criação do gado ajuda a minimizar os impactos ambientais do planeta

 

  • Possibilita criar o gado em sistema de confinamento, o que reduz a área de pastagem e consequentemente contribui com a preservação de áreas de mata nativa;
  • Reduz drasticamente a aquisição de ração ao utilizar o bagaço do malte e da levedura na alimentação do rebanho confinado;
  • Descarta a compra de fertilizantes ao utilizar a matéria orgânica do rebanho como adubo;
  • Reduz a pegada de carbono gerada na aquisição de lúpulo do Hemisfério Norte, pois quanto maior o cultivo de lúpulo nacional, menor o volume de compras do lúpulo importado.

 

Produção da Fazenda OPA BIER


Serão comercializados 14 cortes selecionados de carne de gado das raças Angus e Hereford, entre outras, criados na Fazenda OPA BIER:

Picanha, Entrecot, Contrafilé, Costela Bananinha, Maminha, Filé Mignon, Fraldinha, Chuck Eye Steak, English Steak, Fishoulder Steak, Costela (porcionada), Miolo do Alcatra, T-Bone e Prime Rib.

A comercialização dos cortes OPA BEEF será iniciada na Loja de Fábrica OPA BIER e, posteriormente, em açougues e churrascarias parceiras.

Relacionados

Instagram