CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

10/novembro

Dia do Trigo: 5 curiosidades sobre a relação do trigo com a cerveja

Tanto o trigo quanto a cerveja são produtos milenares e que acompanham a evolução do ser humano na Terra. Os primeiros registros de cultivo de trigo datam de 10 mil anos antes de Cristo e, até hoje, o grão é um dos cereais mais consumidos em todo o planeta.

E também não poderia ser diferente, pois, além da farinha, o trigo é matéria-prima para produtos que fazem parte da base da alimentação, como pães e massas. Mas, o trigo também é ingrediente fundamental de muitos estilos da bebida que nós amamos: a cerveja.

Portanto, nada melhor para brindar o Dia do Trigo, celebrado em 10 de novembro, do que um copo de OPA BIER WEIZEN gelada na medida, com espuma fofa e muito conhecimento. Quer saber mais sobre essa relação tão íntima entre o trigo e a cerveja? Então confira a lista de curiosidades que nós preparamos:

1 – Juntos desde a Antiguidade

Não existem registros oficiais de quando o trigo e a cerveja começaram a ser consumidos, o fato é que eles fazem parte da dieta humana desde a Antiguidade. Vestígios arqueológicos indicam que o cultivo do trigo pode ter ocorrido até antes da cevada, a partir de variedades de casca mais fina, ideais para a produção de pão, cerca de 8 mil anos atrás.

Na Mesopotâmia foram encontrados indicativos do plantio dos tipos de trigo de casca mais rígida – semelhante à cevada – que pode indicar o cultivo para a produção de cerveja, e não de pão. Também por esse motivo, em algumas civilizações europeias – como os celtas e, posteriormente, os romanos – o consumo de cerveja de trigo era um privilégio, destinado aos que tinham algum poder na sociedade. Isso ocorria porque a maior parte do trigo era destinado à produção de pães, logo, quem podia usar trigo também para a produção de cerveja, era alguém considerado “superior” ou abastado.

2 – Muito além da Weizen

O estilo Weizen – ou Weissbier – é o mais tradicional, mas está longe de ser o único a levar trigo na composição. As opções são tão variadas que começam até mesmo na forma de usar o cereal na receita, que pode ser maltado ou não.

A clássica Weissbier é feita para ser bebida misturada com o fermento proveniente da produção, que geralmente decanta para o fundo da garrafa e é o que garante a aparência turva característica do estilo. O sabor lembra banana e cravo. Já a Leichtes Weizein é considerada uma versão mais leve da Weissbier, com sabor leve e agradável e teor alcoólico em torno de 5%.

Outro estilo bastante conhecido entre as cervejas de trigo é o Weizenbock. Os aromas também são frutados, mas lembram, além da banana, ameixa e uva passa. A cor puxa para o dourado escuro, com corpo mais denso e de sabor mais acentuado.

OPA BIER weizen

3 – Feitos um para o outro: pão e cerveja

Se a cerveja é o pão líquido é claro que ela iria harmonizar muito bem com os clássicos da panificação. Seguir os princípios básicos da harmonização – semelhança e contraste – é a melhor dica que nós podemos te dar.

Uma combinação que funciona muito bem é por semelhança, onde o objetivo é promover uma sensação de continuidade no paladar. Neste caso, uma dupla que funciona muito bem é ciabatta + Weizen, já que a presença forte do trigo e do fermento nos dois produtos vai promover essa sensação de continuidade do sabor do pão.

Já na harmonização por contraste, a ideia é, justamente, equilibrar as potencialidades de comidas e bebidas. Aqui, a potência de uma focaccia bem recheada casa finamente com a leveza e a acidez de uma Witbier – que também pode levar trigo na composição. O sabor mais “seco” da cerveja equilibra os sabores presentes nos temperos da massa.

> Saiba por que a cerveja Weizen não é filtrada

harmonização por semelhança

4 – Nem sempre o trigo precisa ser maltado

Essa curiosidade é daquelas para você mostrar aos amigos que entende do que está falando. Como já citamos lá no item 2, o trigo pode ou não ser maltado na cerveja. Mas, o que isso significa?

Na prática, diz que o cereal pode entrar de duas formas na cerveja: como malte, que é quando o grão passa pela malteação – é umedecido, germinado e torrado; ou apenas o grão cru, que confere a Weizen o fermento e a tradicional coloração turva.

5 – Copo especial

Aplicável a praticamente todos os estilos de cerveja, a orientação de usar um copo específico é muito importante para quem quer aproveitar tudo o que a cerveja tem para oferecer. E para a Weizen o copo correto faz toda a diferença.

A anatomia do copo foi desenvolvida para que o consumidor possa, de fato, aproveitar todas as características da cerveja. A capacidade é sempre de meio litro (ou mais!), já que ele deve comportar a porção completa da garrafa.

A boca mais larga tem a função de acomodar a espuma cremosa e distribuir os aromas da bebida, enquanto o corpo esguio e o fundo mais estreito servem para segurar a temperatura por mais tempo.

Agora que você já sabe muito sobre o uso do trigo na produção da cerveja, já pode colocar para gelar a sua OPA BIER WEIZEN e aproveitar para brindar o Dia do Trigo.

E diz pra nós, qual cerveja contendo trigo você gostaria de ver vestindo o uniforme da OPA BIER?

Não se esqueça de beber com moderação! Ein Prosit!

Relacionados

Instagram