CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

22/março

Principais festas de Páscoa de SC retratam a cultura germânica

A Páscoa é uma grande celebração presente em várias culturas no mundo. A época é sugestiva para promover a união entre as famílias, independentemente da crença religiosa. Fato é que chocolates e boas risadas sempre são bem-vindos!

As festividades da Páscoa não se limitam às casas das famílias, mas se estendem a cidades e eventos públicos.

No Vale Europeu de Santa Catarina, por exemplo, concentram-se as consideradas maiores festas com este tema no Brasil. Todas são marcadas pela decoração vibrante e pelas árvores com ovos coloridos, que resgatam a tradição germânica no país.

Árvore de Páscoa: uma tradição vinda do século XII

árvore ovos de páscoa festas

A tradição tem origem em comunidades cristãs da Baviera, em meados do século XII e posteriormente disseminada na Alemanha, com a unificação do país.

Assim como diversas tradições germânicas chegaram ao Brasil por meio dos imigrantes, as festas de Páscoa seguem este contexto.

A árvore de Páscoa é montada sempre com galhos secos, que simbolizam a morte de Jesus Cristo. Nestes galhos são colocadas cascas de ovos coloridos, que representam a alegria da vida e ressurreição de Jesus Cristo. O ovo simboliza a detenção da existência de vida, que está ligada ao interior da casca. A árvore, que carrega todos esses significados, têm presença garantida nas festas de Páscoa.

Principais festas de Páscoa no Brasil

Ostergarten em Indaial (SC)

O jardim de Páscoa é montado na praça da Prefeitura e permanece por cerca de três semanas. Toda a população é convidada a visitar o local, onde as pessoas são estimuladas a criarem sua própria árvore de Páscoa, seguindo a tradição germânica.

Osterfest em Pomerode (SC)

A festa conta com a presença da maior árvore de Páscoa do mundo, de acordo com o Guinness World Records. Em 2017, ela possuía mais de 82 mil casquinhas de ovos naturais. Entre as atividades da festa, há apresentações de grupos folclóricos e artistas locais, competições típicas, oficinas de decoração para a Páscoa e stand com cervejas especiais da OPA BIER.

Osterdorf em Blumenau (SC)

A vila de Páscoa montada em Blumenau abriga um espaço com coelhos reais, expositores, feira do livro, feira de Páscoa, oficinas de decoração, passeios, pintura facial e celebrações religiosas.

O mais importante é apreciar bons momentos

Há muitas formas de comemorar a Páscoa, seja em casa com a família ou resgatando a tradição germânica nas festas do Vale Europeu. Seja qual for sua programação, nossa dica é aproveitar degustando as cervejas que harmonizam perfeitamente com chocolate!

Relacionados

Instagram