CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

21/outubro

“Robô Paralímpico” realiza a paletização de cervejas na fábrica da OPA BIER

Cervejaria é uma das poucas do país a contar com equipamento de alta tecnologia fabricado na Alemanha

Milhões de pessoas ao redor do mundo se emocionaram com o balé protagonizado por um robô industrial e a modelo e atleta paralímpica norte-americana Amy Purdy, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016. Acompanhados pela trilha musical do brasileiro Sérgio Mendes, Amy, que usa próteses mecânicas nas duas pernas, dançou com o robô, mostrando a sinergia entre seres humanos e máquinas, algo comum entre os atletas amputados.

Em Joinville, esse “robô paralímpico” pode ser encontrado na linha de produção da OPA BIER. O robô da empresa alemã Kuka “bate ponto” na fábrica da cervejaria, responsável pela organização das caixas de cerveja nos pallets ao final do envase das garrafas e latas. Adquirido em junho de 2021 o robô da OPA é muito semelhante ao da cerimônia de abertura da paralimpíada. Trata-se de uma espécie de braço mecânico de cor alaranjada que faz o manejo de altas cargas, executando em minutos um serviço que levaria horas se fosse executado por uma pessoa.

A OPA BIER é uma das poucas cervejarias do país a utilizar um robô Kuka, equipamento com maior presença nas linhas de produção de montadoras de veículos ou nas indústrias metalúrgicas e de eletrônicos. Na OPA, o uso do Kuka traz como vantagens a rapidez e a precisão na hora de paletizar a produção. O equipamento pode atingir uma velocidade de trabalho de até 56 ciclos por minuto, dependendo do volume da carga. Sua movimentação de quatro eixos permite o empilhamento de paletes a uma altura de até 1,8 metros. O robô empilha as caixas embala a carga no pallet e deixa os volumes prontos para serem embarcados nos caminhões para as entregas.

Robô Kuka OPA BIER

EXATIDÃO E VERSATILIDADE

Segundo a equipe de fábrica da OPA BIER, os robôs de paletização da KUKA estão entre os paletizadores mais rápidos do mercado – com máxima exatidão e precisão de repetição. Graças ao design esguio e leve, atinge uma maior dinâmica, baixos tempos de ciclo e maior produtividade.

Versátil, atua em diferentes capacidades de carga e raios de alcance, independente da dificuldade de empilhamento.

Com relação à manutenção, todos os componentes dos robôs de paletização são equipados com unidades de acionamento de baixo desgaste. Segundo a fabricante, graças ao design avançado e robusto, os robôs Kuka têm intervalos de manutenção extremamente longos, assim sendo a disponibilidade da máquina na linha de produção é de 99,995% de máxima eficiência energética. Ou seja, o robô não tem folga.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COMO META

A OPA BIER produz milhões de litros de cerveja puro malte anualmente e não para de crescer graças ao empenho de uma equipe altamente qualificada e, claro, tendo a tecnologia como sua aliada. Além do robô Kuka, a OPA investe cada vez mais em tecnologia e inovação.

A fábrica conta com outros equipamentos de alta tecnologia, como por exemplo, os utilizados no seu laboratório, que faz as análises de todas as etapas de produção. Ou ainda da linha de envase totalmente automatizada. Em breve, falaremos mais sobre o uso da tecnologia aqui no blog. Aguardem!

Veja mais sobre o robô em:

 

KUKA Robot Dances at 2016 Paralympic Opening Ceremony | KUKA AG

 

Relacionados

Instagram