CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

29/julho

Edição Especial Latas Bairros de Joinville: Região Norte e Centro

A Região Norte e o Centro de Joinville são conhecidos pelos rios, praças, casas tombadas especialmente na zona rural e construções históricas. Com 14 bairros, esta área reúne diversos patrimônios históricos, artísticos e culturais.

Em homenagem aos bairros de Joinville, nossa querida cidade natal, lançamos uma edição limitada de cervejas estilo Pilsen, para você colecionar, brindar e compartilhar com a gente a alegria e o orgulho de ser joinvilense.

Relembre a história dos pontos mais característicos de cada bairro da cidade! Neste texto falamos sobre a Região Norte e o Centro:

  • América
  • Atiradores
  • Bom Retiro
  • Centro
  • Costa e Silva
  • Dona Francisca
  • Glória
  • Jardim Paraíso
  • Jardim Sofia
  • Pirabeiraba
  • Rio Bonito
  • Saguaçu
  • Santo Antônio
  • Zona Industrial Norte

Conhecendo a história da Região Norte e Centro

América

A homenagem ao bairro América remete ao Centreventos Cau Hansen representando o Festival de Dança e os bailarinos joinvilenses, que são reconhecidos mundo afora. Ilustramos também o Rio Cachoeira com o jacaré Fritz, grande ícone da cidade.

lata OPA BIER bairro américa joinville

Atiradores

A homenagem ao bairro Atiradores remete ao 62º Batalhão de Infantaria, que comemorou seu centenário em 2018. Além das orquídeas, que são muito presentes nas árvores que habitam o calçadão do quartel. O bairro é conhecido por ser tranquilo, e é um ponto bastante frequentado pelos joinvilenses que desejam praticar exercícios físicos, como corridas e caminhadas.

lata OPA BIER bairro atiradores joinville

Bom Retiro

A homenagem ao bairro Bom Retiro remete à entrada do Parque Municipal Morro do Finder, uma importante Unidade de Conservação da Natureza que possui 500 mil metros quadrados de extensão, abriga trilhas, parque infantil, nascentes de rios, lagos e uma gruta, além de um mirante com vista para a Baía Babitonga.

lata OPA BIER bairro bom retiro

Centro

A homenagem ao Centro vai para a Rua das Palmeiras com o Museu Nacional de Colonização e Imigração de Joinville, e para o Monumento ao Imigrante, inaugurado em 1951, em comemoração ao centenário da cidade. Esta obra é assinada pelo ilustre artista alemão Fritz Alt, que foi radicado no Brasil e morou em Joinville.

lata OPA BIER centro joinville

Costa e Silva

O bairro Costa e Silva abriga a nascente do Rio Cachoeira, localizada em uma mata no final da rua Rui Barbosa. Este local é considerado uma área de preservação permanente. É interessante recordar que foi na margem esquerda do Rio Cachoeira, em 1851, que os imigrantes deram início à colonização e fundação da cidade.

Além disso, homenageamos outro elemento próprio do bairro, que são os espaços de lazer representados pela ilustração da Praça do Bosque.

lata OPA BIER costa e silva

Dona Francisca

O bairro Dona Francisca encontra-se na Área de Proteção Ambiental APA – Serra Dona Francisca e a região é marcada pela belíssima paisagem rural com plantações de bananas, pastos verdes, construções rústicas, animais soltos, cachoeiras e rios de águas claras.

Nossa homenagem ao bairro remete a este cenário, juntamente com as casas tombadas que são patrimônios histórico, artístico e cultural, a exemplo da Casa Kruger, por onde os ciclistas passam rumo à subida da serra.

lata OPA BIER dona francisca

Glória

O bairro, habitado basicamente por germânicos, tem perpetuado através de descendentes seus costumes e tradições. Entre os locais de destaque no Glória temos o Pórtico de Joinville e o Moinho, que ficam na principal entrada da cidade.

lata OPA BIER bairro glória

Jardim Paraíso

A homenagem ao Jardim Paraíso remete à Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar e à conhecida ponte suspensa de arame sobre o Rio Cubatão. Conhecida originalmente por Cubatão, esta área é caracterizada por uma ocupação antiga, composta por lusitanos, caboclos, negros e germânicos.

lata OPA BIER jardim paraíso

Jardim Sofia

A homenagem ao Jardim Sofia remete às Hemerocallis, que atraem turistas que admiram suas belas flores. Muitos ciclistas aproveitam a paisagem, que também tem como destaque o cenário rural com animais comumente criados na região, como porcos, galinhas, vacas e cavalos.

lata OPA BIER jardim sofia

Pirabeiraba

A denominação Pirabeiraba originou-se no rio que corta a região e que quer dizer “peixe brilhante” na língua tupi-guarani. A região é repleta de casas tombadas como patrimônio histórico, artístico e cultural de Joinville, a exemplo da Usina de Açúcar do Duque D’Aumale. Pirabeiraba é também o bairro onde fica a Fábrica da OPA BIER, fonte de toda a nossa produção.

lata OPA BIER pirabeiraba

Rio Bonito

A homenagem ao Rio Bonito remete ao pórtico de entrada da Estrada Bonita, por onde inúmeros ciclistas passam diariamente, além da conhecida ponte Tercilio Bilau, localizada ao final do trajeto. Neste rio a pesca era muito praticada e seu grande potencial hídrico o torna importante pela beleza cênica, diversidade da flora e da fauna.

O bairro é um dos locais mais antigos de ocupação germânica da Colônia Dona Francisca e os primeiros moradores fundaram olarias, engenhos e alambiques, o que tornou a região conhecida por ser grande produtora de cachaça.

lata OPA BIER rio bonito

Saguaçu

Saguaçu é o nome da lagoa na qual deságua o Rio Cachoeira e que continua na Baía Babitonga. Em destaque na homenagem deste bairro, representamos o Mirante do Morro Boa Vista e o Parque Zoobotânico, ambos locais muito conhecidos e frequentados pelos joinvilenses.

lata OPA BIER saguaçu

Santo Antônio

A homenagem ao bairro Santo Antônio remete aos ciclistas que transitam pela região.

lata OPA BIER santo antônio

Zona Industrial Norte

A homenagem ao bairro Zona Industrial Norte remete à expansão empresarial de destaque nacional, em contraste com a concentração das grandes universidades da cidade.

lata OPA BIER zona industrial norte

Guarde estas boas memórias com você para sempre

Vá até a loja mais próxima e garanta a sua coleção de latas dos bairros de Joinville. Clique para encontrar a loja mais próxima.

Para ver mais sobre as outras regiões, clique nos links abaixo:

Relacionados

Instagram