Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.
Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.
Joinville é uma cidade de Santa Catarina conhecida por diversos aspectos, seja na cultura, economia, geografia e até comportamento. Confira abaixo alguns fatos e curiosidades sobre Joinville:
Bons exemplos dessa herança dos imigrantes alemães em Joinville são: chineque (variação do pão doce), rollmops (peixe em conserva), cuca e orelha de gato (ou cueca virada).
Ao passar pela Avenida José Vieira, mais conhecida como “Avenida Beira Rio” é comum encontrar filhotes de capivaras nas margens do Rio Cachoeira. Outro animal bastante conhecido na cidade é um jacaré nomeado carinhosamente de Fritz.
A variedade de cenários em Joinville é riquíssima. O bairro Espinheiros é cercado pelo manguezal e, seguindo na direção nordeste, você chega até a praia do Vigorelli.
Visitantes podem se perder na conversa com os nativos, que vez ou outra deixam escapar palavras como “zarco” (ônibus), “zica” (bicicleta), “égua” (espanto/admiração), “bobiça” (bobeira), entre outras…
Joinville é berço de cervejarias conhecidas a nível nacional, como a Cervejaria OPA BIER. A fábrica da Cerveja Antarctica também já teve a sua sede na região. Na cidade, a variedade de sabores e estilos é garantida.
Apesar de a cidade ganhar o título oficial somente em 2016, faz muito tempo que Joinville é vista como tal. O município sedia o Festival de Dança todos os anos (em julho), considerado o maior do mundo pelo Guiness (2005). Outro fato é que ela abriga a única filial da Escola de Balé Bolshoi fora da Rússia.
Joinville foi oferecida como dote de casamento da princesa Francisca Carolina, (filha de D. Pedro I) para o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie. Por isso passou a ser chamada de “Cidade dos Príncipes”.
Alguns acreditam que Joinville tenha ganhado esse título devido à influência da cultura alemã – com o cuidado das plantas. Já outros atribuem os créditos para a região geográfica em que a cidade se encontra. Fato é que Joinville promove a Festa das Flores, patrimônio histórico, artístico e cultural do estado, que atrai milhares de visitantes anualmente.
Em 2014, o Portal G1 divulgou uma pesquisa na qual Joinville se destacou como a cidade onde há menos dias de sol no país. Também não é raro ver alagamentos pela cidade em dias com grande volume de chuvas e maré alta. Para se proteger, o guarda-chuva é item indispensável na bagagem do joinvilense.
A cidade que abrigou sambaquis entre dois mil e seis mil anos atrás conta com diversos sítios arqueológicos (áreas com sinais de civilizações passadas). No Museu do Sambaqui é possível fazer visitações e conhecer esta parte da história da cidade.
Festa do Tiro Rei, da Banana, do Arroz, do Bandoneon, do Aipim, da Colheita, da Polenta, Stammtisch, Opa Fest, Bierville…São apenas algumas das celebrações anuais mais conhecidas.
Algumas celebridades nacionais e até internacionais são joinvilenses, como é o caso da baterista Duda, da Youtuber Jana make up e da atriz Amanda Richter.
Joinville possui cidades semelhantes a ela, com as quais realiza intercâmbio de experiências e conhecimento econômico, social e cultural. São elas: Zhengzhou, na China, Chesapeake, nos Estados Unidos, Spišska Nová Ves, na Eslováquia, Langenhagen, na Alemanha, Joinville-le-Pont, na França e Schaffhausen, na Suíça.
Joinville foi a primeira cidade do Brasil a fundar uma organização de bombeiros voluntários. O fato ocorreu em 1892 e muitos atribuem esse pioneirismo ao comportamento solidário dos imigrantes que habitavam a cidade na época.
Joinville foi apontada como a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pelo Jornal A Notícia (2015). Para estar nessa lista, foram avaliados critérios como saúde, educação, mobilidade digital e mercado de trabalho.
Joinville possui mais de 10 museus. Entre eles, os mais conhecidos são: Museu dos imigrantes, Museu de arte, Museu da bicicleta, Museu Nacional do Corpo de Bombeiros, Estação da Memória e Museu casa Fritz Alt.
Sua população ultrapassa 560 mil e a extensão territorial é de 1 126,106 km². Joinville é a 3ª maior cidade do sul do Brasil, atrás somente de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
A cidade é referência para as indústrias metalmecânica, de tecidos, de alimentos, softwares, eletrodomésticos, computadores e máquinas. Também tem o maior PIB do estado.
Manchester é um importante polo industrial mundial e participou ativamente da Revolução Industrial. A comparação da cidade inglesa com Joinville se deve ao fato de que, entre as décadas de 1950 e 1980, a cidade catarinense se tornou um dos principais centros industriais do país, motivado pela ausência da importação de produtos industrializados da Europa.
A Rua Visconde de Taunay é famosa pela diversidade de pubs, restaurantes (gastronomia mundial) e casas noturnas. Também é lá que ocorre o Festival Gastronômico anual.
Agora queremos lhe ouvir! Você conhece alguma curiosidade que não está no texto? Conta pra gente nos comentários.
OPA BIER Joinville © 2022
Política de Privacidade