CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO!

Agora você pode ter um barril e uma chopeira em casa!
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar

blog OPA BIER

11/maio

Mulheres e Cerveja: uma relação para marcar história

A relação da mulher com a cerveja é muito mais antiga do que podemos imaginar. Na Babilônia e na Suméria, por volta de 4000 a.C., as mulheres cervejeiras eram conhecidas como Sabtiem e eram consideradas pessoas especiais, quase deusas. Em outras culturas, a presença feminina nesse meio também marcou história. Entre os vikings, por exemplo, existia uma lei que somente as mulheres podiam produzir a bebida.

Por muitos anos, a produção da cerveja era de responsabilidade das mulheres, pois era considerada uma atividade caseira, assim como cozinhar. Era comum que o pão e a cerveja fossem preparados simultaneamente, por possuírem praticamente os mesmos ingredientes. Na Europa e América, as mulheres produziam cervejas especiais para acompanhar os alimentos e também para vender, complementando assim a renda familiar.

Esse domínio da mulher só diminui no final do século XVIII, quando a produção da cerveja em larga escala se tornou um negócio rentável e foi assumido pelos homens. Isso aconteceu por dois motivos: acreditava-se que a habilidade comercial era uma característica masculina e que as mulheres não tinham capacidade para se adaptar às novas tecnologias para a produção da cerveja.

 

A atual relação da Mulher e da Cerveja

Com as mudanças nos hábitos da sociedade, observou-se um crescimento da participação feminina no consumo da cerveja especial. Do final do século XX até os dias atuais, a mulher vem ganhando mais espaço, seja como profissional do ramo ou como exigente consumidora.

A carioca Amanda Henriques é um exemplo dessas mudanças comportamentais. Editora do Blog Maria Cevada (www.mariacevada.com.br), ela vem inspirando muitas pessoas a se aventurarem pelo mundo das cervejas especiais.

A sua paixão pelas cervejas nasceu por volta de 2009, quando começou a provar os primeiros rótulos especiais. “Foi um caminho divertido e cheio de curiosidade, mas que ao mesmo tempo me deixava cheia de dúvidas e perguntas”, afirma Amanda. Nessa época, eram poucos os sites que traziam informações sobre as cervejas especiais.

opa

Amanda Henriques, do Blog Maria Cevada.

Essa exploração de diferentes rótulos continuou e, em paralelo, ela começou a estudar o assunto por conta própria. “Quanto mais aprendia, mais me interessava por esse universo”, revela. Em 2013, ela lançou o blog Maria Cevada sobre cervejas especiais, compartilhando todas as suas experiências e aprendizados. Atualmente, Amanda é sommelière, formada pelo Instituto da Cerveja.

A relação da Amanda com a cerveja é muito semelhante a de algumas pessoas com o vinho. Durante a semana, ela bebe um copo de cerveja durante ou após o jantar, degustando cada nuance da bebida e fazendo anotações. Nos fins de semana, ela participa de eventos cervejeiros e festivais, acabando por beber uma variedade maior de cervejas.

“Eu acredito que o cenário atual esteja mudando aos poucos, conforme as mulheres vão dominando o mercado cervejeiro. Temos que ir pro meio da bagunça e mostrar a nossa representatividade e qualidade profissional. Para nós, o caminho do respeito e reconhecimento é sempre mais sofrido, mas o mercado das cervejas especiais é bem menos agressivo que o das convencionais”, afirma ela.

 

As preferências da cervejeira

Amanda prefere cervejas extremas e envelhecidas, como Sours e Saisons. Quando o assunto é harmonização, ela gosta de apreciar a bebida com comida japonesa e queijos.

“Mas ainda me surpreendo com a versatilidade na combinação de cervejas com sobremesas. Já provou uma Fruit Beer de cereja com chocolate branco e viu sua boca virar um pedaço de cheesecake? É fantástico!”, conta Amanda.

Para ela, uma boa harmonização apaixona! Muitas de suas amigas e amigos começaram a gostar da cerveja dessa maneira. A dica dela é: invista na experiência como um todo, desde a apresentação da garrafa e escolha do copo à harmonização. Isso faz diferença!

E para você: qual é o seu estilo preferido de cervejas especiais?

Hey! Se beber, vá de carona 😉 E lembre-se: consuma com moderação; bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos.

Relacionados

Instagram