Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.
Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.
Falar de cerveja tipo IPA é falar de uma tradição que nasceu há muito tempo. A história tem seu início no século XVIII, quando os ingleses colonizaram a Índia e os oficiais do exército britânico, que residiam nesse país, enfrentavam um calor insuportável e a água potável era escassa.
Os ingleses começaram então a levar cervejas para os oficiais se refrescarem, mas elas estragavam durante a longa travessia do oceano até o continente asiático. Para resistir aos meses de viagem, eles passaram a colocar na tradicional Pale Ale uma dose extra de lúpulo, um conservante natural. Como resultado, nasceu a India Pale Ale, uma cerveja com aroma de lúpulo bastante definido e fresco, amarga e com maior teor alcóolico.
Muitas das cervejas especiais são feitas de água, malte, lúpulo e levedura. Na India Pale Ale, o lúpulo exerce um importante papel no sabor e no aroma final.
Mas, afinal, o que é o lúpulo? Ele é um aromatizante e conservante natural. No calor do cozimento, ele libera suas resinas, que têm um sabor amargo, caracterizando assim uma IPA como amarga e de aroma frutado.
Os lúpulos são adicionados em dois importantes momentos da fabricação da cerveja:
– No início da fervura, para se extrair o máximo o amargor do lúpulo;
– Ao final da fervura, para extrair e “armazenar” os aromas do lúpulo.
Existem diferentes tipos de lúpulos e a combinação entre eles vai determinar as características da cerveja.
A cerveja India Pale Ale é produzida usando levedura do tipo sacaromices cerevisae, ou similares, que se comportam melhor em altas temperaturas.
A alta fermentação é conduzida em temperaturas mais elevadas, cerca de 18º C, e é mais rápida, durando em torno de quatro a cinco dias. Com esse tipo de fermentação, em combinação com os outros ingredientes, é aumentada a produção de ésteres e a cerveja adquire um aroma frutado.
A produção da cerveja India Pale Ale passa por três principais etapas:
Nessa primeira etapa se obtém o mosto. Ele é formado a partir da mistura de malte moído com água quente. Os açúcares do malte se misturam à água, que é então enviada para o próximo passo.
Malte: produto que resulta da germinação e posterior dessecação da cevada (ou de outros cereais).
Nesta etapa, o mosto é levado para a caldeira de fervura e recebe o lúpulo. Como já falamos acima, o lúpulo é acrescentado em mais de um momento, com o objetivo de dar o amargor, paladar e aroma da cerveja.
Então, adiciona-se o fermento ao mosto e a cerveja passa pela alta fermentação. Ao final da fermentação, ocorre a carbonatação onde a espuma se forma, e então a cerveja é envasada.
Interessou-se pela história e produção dessa cerveja? Então clique e conheça a nossa IPA!
Lembre-se: se beber não dirija; consuma com moderação; bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos.
OPA BIER Joinville © 2022
Política de Privacidade