CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO!

Agora você pode ter um barril e uma chopeira em casa!
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar

blog OPA BIER

29/maio

8 curiosidades sobre a cerveja que você precisa saber

Se você está aqui é porque, assim como nós, tem familiaridade com as cervejas e se interessa pelo tema, não é mesmo?

Neste post vamos explorar um lado interessante do universo cervejeiro e, portanto, separamos para você curiosidades surpreendentes sobre as cervejas:

1. Beber cerveja no copo ou na garrafa faz diferença?

Beber cerveja no copo ou na garrafa faz diferença?

Sim! Quando se bebe a cerveja direto na garrafa, a boca entra em contato com os vestígios de metal deixados pela tampa e isso interfere no sabor da bebida. Inclusive, uma dica para diminuir o gosto de metal que a cerveja pode apresentar é armazenar a garrafa sempre em pé, para que o líquido não entre em contato com a tampa metálica e o sabor não seja afetado.

2. Cerveja boa é cerveja com espuma?

Cerveja boa é cerveja com espuma?

Sim! A espuma desempenha um papel fundamental na cerveja. Ela é muito importante para uma melhor degustação da bebida.

A cerveja sem espuma pode ter defeito na fabricação, e também existem alguns fatores que podem interferir na produção da mesma, como a limpeza do copo, resíduos de detergente, gordura ou batom.

A espuma também ajuda a manter a cerveja gelada por mais tempo, pois evita que o líquido entre em contato com o ar.

3. Por que a garrafa de cerveja é tradicionalmente marrom?

Por que a garrafa de cerveja é tradicionalmente marrom?

Tem um motivo por ela ser dessa cor: o marrom da garrafa ajuda a proteger o líquido dos raios ultravioletas, além de preservar o sabor e o aroma da bebida.

Também existem garrafas verdes, criadas após a Segunda Guerra Mundial como sinal de qualidade para a cerveja, já que são produzidas com um lúpulo diferenciado, modificado industrialmente e, consequentemente, mais caro.

Entretanto, as garrafas de cor verde e até as de outras cores mais claras não protegem a cerveja da luz como as garrafas de cor marrom. Assim, independentemente da qualidade da cerveja, elas estão mais propícias a estragar com o tempo.

4. Cerveja escura favorece o sexo!

Cerveja escura favorece o sexo!

Os ingredientes das cervejas escuras são ricos em ferro e antioxidantes, que aumentam a circulação sanguínea. Esse aumento, por sua vez, faz com que os órgãos sexuais atinjam seu potencial, tornando o sexo mais prazeroso.

5. Cerveja é comprovadamente saudável!

Cerveja é comprovadamente saudável!

Uma pesquisa realizada na Califórnia, com 128.934 pessoas de diversas idades (publicada na Revista Scientific American e divulgada pelo Dr. Drauzio Varella), comprovou que o consumo diário de até 25 gramas de álcool pode ser benéfico para a saúde, pois melhora a saúde arterial e, com isso, ajuda a proteger o coração, a fortalecer os músculos e a prevenir alguns tipos de câncer.

Vale lembrar que o consumo de qualquer substância alcoólica deve ser moderado e seu excesso tem o efeito reverso, podendo trazer danos graves para a saúde.

6. Qual o significado das bolhas no copo?

Qual o significado das bolhas no copo?

As bolhas presentes na espuma da cerveja têm relação direta com a qualidade da mesma. Bolhas maiores servem como um alerta para má qualidade da cerveja e também indicam que o copo não foi limpo corretamente.

7. Cerveja tem gás na composição

Cerveja tem gás na composição

Inclusive é uma combinação entre proteínas especiais e o gás dissolvido que forma a espuma da cerveja, enquanto o aroma é liberado através da evaporação desse gás.

8. A geladeira existe graças à cerveja

A geladeira existe graças à cerveja

Em 1856, o australiano James Herrison recebeu uma importante missão: criar um aparelho que refrigerasse as cervejas de uma fábrica.

Dito e feito! Ele produziu o equipamento que, de início, foi usado para fins industriais. A partir daí, a geladeira se popularizou e evoluiu até se transformar no que conhecemos hoje, tudo graças a cerveja!

Ficou surpreso com as curiosidades que separamos sobre cervejas artesanais e industriais?

Agora queremos lhe ouvir! Você conhece alguma curiosidade que não está no texto? Conta pra gente nos comentários.

Relacionados

Instagram