CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO!

Agora você pode ter um barril e uma chopeira em casa!
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar

blog OPA BIER

04/dezembro

10 fatos incríveis que você precisa saber sobre o lúpulo

O lúpulo é um dos ingredientes mais conhecidos na produção da cerveja, principalmente pela sua função de ser o grande responsável pelo amargor característico da bebida. Já falamos aqui no blog da OPA BIER sobre a ação dessa flor na fabricação das cervejas. Clique para ler o artigo.

Agora, iremos explorar abaixo as curiosidades sobre a planta, que vão muito além da produção de cerveja. Ficou curioso? Continue a leitura.

1. O lúpulo tem propriedades antibióticas

lúpulo tem propriedades antibióticas

Isso mesmo! Funciona, inclusive, como um ótimo conservante para a cerveja, pois evita a contaminação por bactérias. Também é muito resistente a pragas.

2. O lúpulo é consumido como salada

lúpulo consumido como salada

Em pequena escala, o lúpulo é produzido também como forma de alimento, para saladas. Nesta forma, é conhecido como “aspargo de lúpulo”, devido à semelhança com o vegetal.

3. A planta utilizada na produção de cerveja é menina

lúpulo na cerveja feminino

No processo de fabricação das cervejas, só é utilizada a flor do lúpulo, que pertence ao gênero feminino.

4. O cultivo do lúpulo é recente no Brasil

Cultivo de lúpulo no Brasil

O cultivo da planta de origem europeia chegou ao solo brasileiro em 2014, em uma fazenda paulista, na região da Serra da Mantiqueira. Esse fato é uma conquista para o país, já que há poucos locais no mundo onde o cultivo obtém sucesso, devido à necessidade de um clima bastante específico para a planta.

5. O lúpulo é uma planta trepadeira

lúpulo é uma planta trepadeira

Nem todos sabem, mas o lúpulo é uma planta do tipo trepadeira, cultivada verticalmente. Também é utilizado como planta ornamental, em jardins nas regiões com clima favorável.

6. Pode levar até 3 anos para atingir a maturidade

maturidade lúpulo OPA BIER

A flor leva em torno de 3 anos para atingir seu ponto ideal de uso, que é quando suas propriedades atingem o ápice na formação de amargor e aroma para as cervejas.

7. O lúpulo é parente da maconha

lúpulo parente da maconha

Sim! Literalmente, pertence à mesma família: Cannabaceae, porém, o lúpulo não tem propriedades alucinógenas em nenhuma forma de consumo.

8. É legitimamente alemão

lupulo-e-alemao

Os primeiros registros do cultivo de lúpulo são do século VIII, na região onde hoje está a Alemanha. Ainda nos dias atuais, o país é o maior produtor mundial.

9. É um relaxante natural

lúpulo é um relaxante natural

O lúpulo pode ser colocado no travesseiro para promover uma boa noite de sono, pois funciona como um relaxante natural. Outra forma de utilizar a planta como calmante é na forma de chá.

10. É fatal para cães e gatos

lúpulo é fatal cães e gatos

O contato não é comum, mas, para quem produz cerveja em casa, vale a pena informar. O lúpulo jamais deve ser ingerido por seu cão ou gato, pois é altamente tóxico para eles, provocando ataque epilético, problemas no coração e pode até causar a morte.

Gostou das curiosidades sobre o lúpulo? Se sentiu falta de alguma, escreva pra gente nos comentários.

Relacionados

Instagram