Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.
Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.
Outubro deveria ser o mês da Oktoberfest. Deveria porque em 2021, pela segunda vez, a festa foi cancelada por conta da pandemia causada pelo coronavírus. As duas celebrações mais famosas do mundo – em Munique, na Alemanha, e em Blumenau, no Brasil – não vão acontecer, mas nem por isso vamos deixar de festejar, não é mesmo?
Se você já está devidamente imunizado, pode reunir alguns amigos que também já tenham completado o esquema de vacinas, de preferência em um local aberto, e promover uma “mini Oktoberfest”. Caso contrário, faça a festa em casa mesmo, para você e sua família (e não deixe de se vacinar).
Para celebrarmos esse outubro “diferente”, nós fizemos uma seleção de pratos que fazem sucesso na Oktoberfest, mas que são fáceis – ou relativamente fáceis – de preparar em casa. Agora é só escolher a sua receita predileta, gelar a OPA BIER que harmoniza com ela e se deliciar com estes pratos alemães/brasileiros.
Confira as nossas sugestões!
Quando se fala em comida alemã gostosa e fácil de preparar elas são as campeãs: as salsichas – e combinam perfeitamente com a OPA BIER WEIZEN. Na Alemanha há diversos tipos, mas as três mais populares também têm muitos fãs no Brasil. Vamos explicar as diferenças de cada salsicha.
Toda são feitas a partir de carne de porco. A bratwurst é, de longe, a mais famosa. Ela tem uma coloração mais clara que as outras, o sabor destaca os temperos levemente apimentados e é servida frita ou grelhada. A bockwurst deve ser cozida e pode ser saboreada quente ou fria e tem o sabor mais suave das três, ou seja, é boa para os iniciantes. Já a krakauer, apesar de bastante conhecida, é encontrada apenas em algumas regiões. É a salsicha de sabor mais forte e é geralmente consumida frita.
Para comer como os alemães contemporâneos basta preparar cada uma delas e servir com um pão francês e mostarda. Como uma boa comida de rua, as salsichas são simples e deliciosas.
Spätzle é um tipo de macarrão caseiro, tradicional no sul da Alemanha, e combina perfeitamente com uma OPA BIER IPA bem gelada. Reproduzir a receita em casa é um pouco difícil, já que exige um equipamento específico para que a massa fique no formato ideal. No entanto, hoje em dia é bem comum encontrar a massa pronta em empórios e armazéns.
Nossa sugestão é que você compre a massa já pronta e prepare o molho em casa com uma deliciosa linguiça Blumenau, já que este é um clássico nos corredores da Oktoberfest.
Confira abaixo a receita do molho:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em uma panela grande coloque o óleo, frite a cebola e em seguida junte o alho. Acrescente a linguiça e deixe dourar. Coloque o vinho e deixe reduzir. Adicione as azeitonas, a páprica, o sal, os tomates, o molho e a água. Cozinhe até reduzir e encorpar. Lembre-se que a linguiça já é temperada e prove para acertar o sabor e o sal a seu gosto. Sirva o molho sobre o spätzle.
Com recheios para todos os gostos – dos carnívoros aos vegetarianos – esta iguaria casa perfeitamente com a OPA BIER PALE ALE.
E se engana quem acha que a receita é muito complexa: pelo contrário, é muito fácil fazer uma boa batata recheada em casa – tem até versão de micro-ondas. Então, tome nota da receita.
Ingredientes (para duas pessoas):
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Com uma escovinha limpa, lave muito bem a casca das batatas sob água corrente. Embrulhe cada uma em um pedaço de papel-alumínio. Coloque em uma assadeira, leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por aproximadamente 40 minutos ou até que as batatas fiquem macias. Enquanto as batatas assam, prepare o recheio de sua preferência.
Quando as batatas estiverem macias, tire-as do forno. Com cuidado para não se queimar, retire o papel alumínio das batatas. Corte uma “tampa” com cerca de ⅓ da parte de cima das batatas, no sentido horizontal. Reserve as tampas.
Com uma colher de sobremesa, retire o miolo das batatas com cuidado para não furar a casca. O miolo da batata pode ser misturado ao queijo cremoso para fazer parte do recheio ou utilizado em outra receita.
Com a ajuda da colher, recheie as batatas e polvilhe o parmesão ralado. Se quiser, leve as batatas ao forno novamente para aquecer e derreter o queijo. Sirva imediatamente.
Um prato que faz bastante sucesso na Oktoberfest é, na verdade, uma espécie de “técnica culinária”. O Schnitzel, muito tradicional na Alemanha e também na Áustria, consiste em uma fatia de carne fina, empanada e frita. A versão que faz sucesso nas festas germânicas é feita com lombo de porco – mas ela pode ser feita também com outros tipos de carne.
Um Schnitzel fresquinho e crocante combina muito bem com a leveza da OPA BIER MERECIDA, uma Pilsen Puro Malte (Extra) super refrescante. A receita do Schnitzel não é complexa, mas tem alguns segredinhos: a carne precisa ser bem fina (você pode cortar fatias muito finas ou bater com um martelo de cozinha), empanada em três etapas e fritura em óleo bem quente. Confira a receita completa!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Coloque os filés sobre uma camada de filme plástico. Tempere-os com sal e pimenta dos dois lados. Cubra com outra camada de filme plástico e bata levemente, utilizando um martelo de cozinha. Eles devem ser finos, mas não quebradiços. O resultado final deve ser um filé fino, com cerca de 5 a 6 milímetros de espessura.
Em uma frigideira média, coloque óleo suficiente para que o Schnitzel possa “boiar” um pouco, ou ele queimará (em uma frigideira média, 1 xícara de óleo é suficiente). Deixe o óleo esquentar bem. Uma dica para saber quando o óleo está quente é colocar um palito de fósforo na panela, com o óleo ainda frio – quando o palito acender, o óleo está no ponto.
Organize 3 pratos e coloque em cada um: farinha de trigo, ovo mexido e farinha de rosca (ou pão ralado). Tempere as 3 misturas com um pouco de sal e de pimenta-do-reino para dar sabor ao Schnitzel.
Comece a empanar os filés: passe os dois lados da carne pela farinha de trigo e bata um pouco com as mãos para retirar o excesso de farinha. Depois, passe os dois lados da carne pelo ovo mexido e deixe escorrer bem. Por último, passe os dois lados da carne pela farinha de rosca. Não aperte a carne, mas vire alguma vezes para que fique completamente coberta pela farinha.
Coloque o Schnitzel diretamente na frigideira com óleo quente e frite por cerca de 2 a 3 minutos de cada lado, até ficar dourado – mas não queimado. Mexa um pouco para que não grude e queime. Retire da frigideira e coloque sobre um papel toalha para escorrer o excesso de óleo. Sirva imediatamente com fatias de limão e batatas cozidas.
Vamos incluir um docinho nessa festa? Quem já esteve alguma vez na Oktoberfest sabe que é impossível deixar de comer um dos doces alemães tradicionalmente servidos na festa. E, de longe, o mais procurado é a Torta Alemã, que combina muito bem com a OPA BIER OLD ALE, o par perfeito de sobremesas cremosas.
A receita é relativamente simples, mas exige atenção principalmente na hora de bater o creme, para não ficar com gosto de manteiga. Depois, é só montar e levar à geladeira. Nossa dica é preparar com antecedência, para que ela esteja no ponto certo na hora de degustar.
Ingredientes:
Cobertura:
Modo de preparo:
Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até obter um creme bem fofo e liso. Acrescente o creme de leite e bata rapidamente apenas para misturar. Desligue a batedeira e reserve.
Separe um recipiente médio para montar o doce. Coloque um pouco de leite num prato fundo e molhe rapidamente algumas bolachas maizena no leite. Tome cuidado para não umedecer demais, senão as bolachas vão se desfazer – a ideia é que elas formem uma camada firme. Forre o fundo do recipiente escolhido com uma camada de bolachas.
Acrescente uma camada fina do creme reservado sobre as bolachas. Faça mais uma camada de bolachas e repita o processo até quase encher o recipiente, finalizando com uma camada de bolachas.
Derreta a barra de chocolate ao leite em banho-maria e adicione o creme de leite. Cubra a última camada de bolacha com a cobertura e leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até que o doce fique bem gelado.
A American Lager não é o estilo mais comum na Oktoberfest, afinal é uma cerveja da Escola Americana, mas que é muito popular no Brasil. Por isso, acreditamos que ela pode fazer parte da sua Oktoberfest caseira.
Por ser uma bebida de corpo leve, suave e com sabor equilibrado, ela combina muito bem com diversos pratos, mas é a companhia perfeita para os mais variados petiscos. E qual seria, então, o maior petisco de todos? A batata frita, é claro!
Encontrada nas mais diversas culturas, é também uma opção rápida e prática para quem quer curtir uma longa noite de Oktober sem ficar de estômago vazio. A nossa sugestão, no entanto, é um pouquinho diferente e igualmente deliciosa. Já que você está em casa, que tal provar saborosas batatas rústicas? A receita é simples e pode ser feita até por quem não tem tanta intimidade com a cozinha. Confira:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Lave e seque bem as batatas e as ervas. Numa tábua, corte as batatas em gomos: no sentido do comprimento, vá cortando em metades até formar gomos na espessura que desejar.
Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com uma colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água – esse é um dos segredos para deixar crocante os legumes assados. Transfira as batatas para uma assadeira, junte as ervas, os dentes de alho com casca e regue com o azeite. Misture bem para envolver as batatas e ervas com o azeite. Espalhe os gomos na assadeira, sem encostar ou sobrepor, pois quanto mais espaço entre eles, mais crocantes e dourados ficam.
Tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços com uma pinça. Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, solte as batatas da assadeira e sirva imediatamente.
Gostou das receitas? Se você fizer a sua Oktoberfest em casa, não esqueça de fotografar e compartilhar no Instagram com a @opabier porque nós queremos ver como foi a sua festa. Ein Prosit!
OPA BIER Joinville © 2022
Política de Privacidade