CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

16/outubro

Pão líquido: conheça os benefícios da cerveja

Quem já deixou de apreciar a sua querida cervejinha após um exaustivo dia de trabalho achando que estaria comprometendo a dieta? Ou foi para o happy hour alimentando a culpa por achar que esta não seria uma atitude saudável? Ingerir qualquer tipo de alimento com maus pensamentos, pode atrapalhar a digestão. E como tudo na vida, o segredo é o equilíbrio. E até mesmo a cerveja, quando consumida com moderação, pode fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada.

Mas por que estamos falando de cerveja e dieta saudável? Porque no mês de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação e nós queremos te mostrar que é possível incluir uma geladinha no seu cardápio.

O pão liquido

Certamente você já ouviu a expressão “pão líquido” e ela estabelece justamente a constituição da cerveja como um alimento. A expressão surgiu entre os povos que criaram a bebida há cerca de 10 mil anos, por conta da sensação de saciedade que a cerveja provoca, assim como o pão. Na Antiguidade, a bebida ainda era considerada um alimento mágico, pois mantinha a população alegre e saudável – por conta das propriedade conservantes do lúpulo e antissépticas do álcool.

A história religiosa também contribuiu com o uso da expressão. Monges do século XVII, praticavam um tipo de jejum durante a Quaresma em que eram vedados os alimentos sólidos. Como eles precisavam de algo nutritivo para saciar suas necessidades, a cerveja foi a escolhida para protagonizar essa monodieta. Os monges então decidiram fazer a sua própria cerveja, a qual continha uma grande quantidade de carboidratos e nutrientes que os ajudavam a suportar o jejum. Seu sabor era doce e com baixo teor alcoólico. Devido à sua consistência forte, chamavam-na de “pão líquido”.

Além disso, tanto a cerveja quanto o pão passam pelo processo de fermentação e são produzidos a base de grãos e mistura de cereais. O trigo, que está presente em alguns estilos de cerveja, é outro ponto em comum. Por conta de toda esta composição, a cerveja possui uma série de carboidratos, proteínas, vitaminas, ácidos orgânicos e aminoácidos – além do etanol – que fazem com que ela possa ser classificada como um alimento.

O fato é que a cerveja é um produto com base em matérias-primas naturais – água, malte, lúpulo e levedura – e o baixo teor alcoólico, em comparação com outras bebidas, faz com que ela ofereça benefícios à saúde se consumida com moderação.

Tão bom quanto o vinho

A fama do vinho tinto de ser uma bebida que promove vantagens para a saúde dos seus consumidores é antiga, mas ele não está sozinho. Estudos mais recentes já demostraram que a cerveja pode proporcionar tantos benefícios quanto o vinho.

Neste aspecto, o consumo da cerveja de trigo sai na frente, pois não passa pelo processos de filtração, o que conserva uma quantidade maior de compostos orgânicos como leveduras, minerais e vitaminas.

É claro que a cerveja não deixa de ser uma bebida alcoólica e qualquer benefício está associado a um consumo moderado. A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 30 gramas de álcool por dia seriam uma quantidade considerada segura. O valor equivale a dois copos de cerveja.

O consumo de cerveja em doses moderadas pode aumentar o colesterol associado às lipoproteínas de alta densidade (HDL), o chamado “colesterol bom”, o que pode reduzir os riscos de doenças e acidentes cardiovasculares. Além disso, pesquisas mostraram que ela pode ser tão benéfica para o coração quanto o vinho.

“O vinho tinto tem sido a bebida alcoólica mais estudada. No entanto, estudos epidemiológicos e ensaios clínicos recentes revelam relações semelhantes para a cerveja”, disse o pesquisador Demóstenes Panagiotakos, da Universidade Harokopio, na Grécia, na época da divulgação dos resultados das pesquisas, em entrevista à revista norte-americana Time.

A cada dia que passa, mais evidências demonstram o que os consumidores das cervejas especiais já sabem há tempos: cerveja consumida de forma moderada e coerente, faz bem à saúde do corpo e da alma. E para pôr em prova todo esse conhecimento, nós podemos escolher a nossa OPA BIER preferida e erguer um brinde para celebrar o Dia Mundial da Alimentação – de forma saudável e sem culpa!

E vale ressaltar: beba com moderação! 😉

Relacionados

Instagram