CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

28/outubro

Um passeio pela história da cerveja em Joinville

Falar da história de Joinville e não falar de suas cervejarias não é apenas um erro, é imperdoável. A produção cervejeira é um marco da cidade e, por muitos anos, foi uma das grandes forças da economia joinvilense.

Com o encerramento do parque fabril de uma grande cervejaria nacional no final dos anos 1990, que era conhecida por produzir a melhor cerveja do Brasil, o segmento sofreu um grande impacto. Apenas nos anos 2000, que essa tradição cervejeira foi retomada, mas mesmo assim, muitos edifícios que abrigaram as primeiras cervejarias de Joinville ainda resistem ao tempo, sendo ocupados por novos negócios e guardando o passado cervejeiro para os saudosistas e amantes da história.

Voltando aos dias atuais, em que alguns passeios devem ser evitados, que tal aproveitar a tecnologia para fazer um passeio pela história cervejeira de Joinville, da nossa casa, visitando virtualmente os endereços que fazem parte dessa história? Nós fizemos uma lista desses locais e montamos uma espécie de tour histórico-cervejeiro para quem quer aprender um pouquinho mais sobre a história cervejeira joinvilense.

VAMOS PASSEAR?

Rua Visconde de Taunay, 86

A atual Rua Visconde de Taunay foi o endereço da primeira cerveja artesanal do Brasil, lá em 1852, quando a via ainda se chamava “Deutsche Strasse” ou “Rua Alemã” e a cidade era chamada de Colônia Dona Francisca. O suíço Albrecht Gabriel Schmalz trouxe as máquinas quando veio para o Brasil e montou a cervejaria na própria casa, que ficava ao lado do Ribeirão Mathias. Clique na imagem e confira como está o local hoje!

cervejaria schmalz

Rua Jaguaruna, 100

A Rua Jaguaruna, tão famosa pelas cervejarias e encontros de cervejeiros que abrigou durante o fim do século 19 e começo do século 20, era chamada de “Bierstrasse” – sim, “Rua da Cerveja”! Primeiro, foi o endereço da cervejaria Kühne, fundada em 1858. Mais tarde, o endereço também foi sede da cervejaria Max Ravache e Cia., criada depois que Paul Berner vendeu a indústria criada por sua família. A Max Ravache ficou no local até 1935, quando foi comprada pela Cervejaria Catharinense. Quer saber o que tem por lá hoje? Clique na imagem e confira como está atualmente!

cervejaria kuhne

Rua XV de Novembro e Rua do Príncipe (Rua do Príncipe, 158)

A esquina no Centro da cidade não foi exatamente uma cervejaria, mas sim um grande ponto de encontro de amigos e admiradores da bebida germânica. Tão tradicional que, reza a lenda, foi lá que se originou o famoso Stammtisch, a reunião de amigos. A história conta que já por volta de 1887, o “Stammtisch da varanda do Hotel Beckmann” era frequentado diariamente pela elite local. Já sabe, né? Um clique na foto e dá para descobrir o que tem na esquina tão famosa hoje em dia!

cervejaria beckmann

Rua XV de Novembro, 1383

Este é, seguramente, o endereço mais emblemático da história cervejeira de Joinville. Primeiro, foi a casa da Cervejaria Tiede, criada em 1889 e que operou até 1925, quando mudou sua categoria de cervejaria de alta fermentação para baixa fermentação – o que mais tarde fez com que ela se tornasse a Cervejaria Catharinense. Depois de passar a ser a maior cervejaria de Santa Catarina, ela foi adquirida pela Antarctica em 1948 e deixou de ser uma cervejaria artesanal. Com a operação em Joinville, em 1973 a empresa foi transformada na Companhia Sulina de Bebidas Antarctica, que funcionou até 1998. Muita gente sabe no que se transformou o espaço: uma cidade cultural. Mas você sabe como ela está hoje? Clica na imagem pra conferir!

Rua Olavo Bilac, 91 – Pirabeiraba

Um pouco mais distante do Centro, uma pequena cervejaria também marcou época pelo idos de 1907. Oscar Paul Scholz nasceu em Lehndorf na Alemanha. Ele se mudou para Joinville para viver em um local mais quente, por conta da asma que o acometia. A pequena cervejaria, em cujo espaço também havia um salão de baile, foi criada no mesmo ano em que Scholz faleceu. Atualmente, o endereço dá lugar a um outro tipo de negócio e é só clicar na imagem para descobrir o que é!

Rua 9 de Março

Na antiga Rua do Porto – que era conhecida na época como “Hafenstrasse” – mais uma cervejaria tomou forma. Depois de adquirir a cervejaria Rischbieter, de Blumenau, Walter Otto Berner instalou a fábrica na Rua 9 de março, em frente a Biblioteca Pública. No local também havia um salão de baile, um restaurante e a residência da própria família. Localizado no Centro, hoje o espaço tem uma cara bem diferente… Já sabe, o link está na imagem! 😉

Zona Industrial Norte

Como não poderia deixar de ser, o nosso tour pela história cervejeira de Joinville tinha que terminar, é claro, na nossa casa. A OPA BIER nasceu em 2006, inspirada pelo desejo de produzir cervejas de qualidade para resgatar as tradições cervejeiras de Joinville. E foi no Distrito de Pirabeiraba que esta história começou. Nosso parque fabril está na Zona Industrial Norte, onde produzimos o que amamos com muita alegria! E isso nos motiva a continuar essa tradição que brota com tanto vigor na nossa terra. Quer dar uma olhadinha na nossa casa? Clica na imagem!

Parque OPA BIER

Gostou do nosso passeio? E esse tour ainda tem um bônus: você pode curtir apreciando a sua OPA BIER preferida sem se preocupar, já que está navegando do conforto do seu lar! Então, tá esperando o quê? Abre a sua OPA e vem viajar com a gente nessa história!

E lembre-se sempre: beba com moderação, não ofereça bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e, claro, se beber, não dirija! 😉

Relacionados

Instagram