Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.
Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.
Muitos capítulos da história da indústria cervejeira do Brasil foram escritos em Joinville: dos primórdios da produção artesanal à explosão das grandes cervejarias comerciais, muita coisa aconteceu na cidade conhecida como das flores e das bicicletas.
Há 15 anos, a OPA BIER vem escrevendo um novo capítulo, que está tão atrelado à história de Joinville, que é impossível contá-lo sem mencionar a trajetória de colonização da cidade.
09 de março de 1851. Essa é a data que marca a fundação da cidade de Joinville que, na época, ainda se chamava Colônia Dona Francisca – em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I e herdeira do território correspondente à cidade. Nesse mesmo dia, chegavam a bordo da barca Colon os primeiros imigrantes originários da Alemanha, Suíça e Noruega.
No ano seguinte, 1852, desembarcava aqui o mestre cervejeiro suíço Albrecht Gabriel Schmalz que, no mesmo ano, produziu aquela que seria a primeira cerveja de Joinville e do Brasil! Aí nasceu a tradição cervejeira da cidade, que contou com a criação de diversas cervejarias durante todo o século XX. Dentre tantas que fizeram a alegria da cidade, algumas foram desativadas, enquanto outras se fundiram. E a última delas foi a Cervejaria Catharinense que, em 1942, era considerada a maior do estado. Em 1948, veio a ser adquirida por uma grande companhia nacional que, no ano de 1999, encerrou as atividades da filial joinvilense.
Depois disso, Joinville viveu um hiato de sete anos até que algumas mentes saudosas da “cerveja de Joinville” decidiram que era hora de retomar a tradição. Surgia aí a OPA BIER.
Com o espírito de excelência herdado dos antepassados, que uniram a água pura da cidade com as receitas vindas do velho continente, a OPA BIER deu seus primeiros passos em direção ao resgate do legado cervejeiro de Joinville.
No dia 11 de março de 2006, após a final do concurso Miss Santa Catarina – realizada em Joinville, o público pôde experimentar pela primeira vez o sabor do chopp OPA BIER. A fabricação dos primeiros litros ocorreu no Distrito de Pirabeiraba, onde até hoje a cerveja é produzida.
No começo, a produção era de apenas 8 mil litros por mês. Mas, após seis meses de lançamento, a cerveja caiu no gosto do público, fazendo com que a produção mensal fosse ampliada para 20 mil litros. Atualmente, a OPA BIER possui um volume de produção expressivo e está em constante crescimento.
Depois de fazer os joinvilenses se apaixonarem novamente pela cerveja produzida na cidade, a OPA investiu em novos caminhos, encontrando sua própria maneira de inovar. Uma ideia que foi lançada em 2016 e ainda faz muito sucesso é o OPACARD, um cartão magnético que pode ser carregado e utilizado nos contêineres da OPA BIER, no sistema self-service, em que o cliente pode se servir da maneira que quiser.
Atualmente, a OPA BIER possui quatro espaços em Joinville, destinados a apreciação da boa cerveja:
E para celebrar estes 15 anos fazendo parte da história cervejeira de Joinville, que tal escolher a sua OPA BIER preferida e brindar essa década e meia de produção de alegrias? Ein Prosit!
OPA BIER Joinville © 2022
Política de Privacidade