CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

15/fevereiro

Fazenda OPA BIER realiza primeira colheita de lúpulos e aposta no conceito de Economia Circular na produção de cerveja

A Cervejaria OPA BIER realizou entre os dias 13 e 15, a primeira colheita de lúpulos na Fazenda OPA BIER, após um período intenso de estudos para adaptar a planta ao clima da região Norte de SC.

Na fazenda estão sendo cultivadas quatro variedades de lúpulo: Comet, Zeus, Cascade e Teamaker. A escolha das espécies respeitou critérios de produtividade, qualidade, diversidade de aromas e adaptabilidade ao clima da região. O local servirá de campo de pesquisas onde a cervejaria poderá estudar diferentes manejos, contribuindo para o desenvolvimento desta nova cultura no país.

Localizada na zona rural de Joinville, a Fazenda OPA BIER iniciou o plantio das mudas na primeira semana de setembro, após período de preparação do solo. A produção contou com tecnologias como suplementação de luz e fertilizantes de ponta. Durante a noite, a plantação era iluminada com energia oriunda de fonte solar, mais um detalhe que traduz a preocupação do projeto em ser sustentável em todos os aspectos possíveis.

O conceito central de sustentabilidade deste projeto envolve a chamada Economia Circular, uma vez que o bagaço do malte, subproduto da produção da cerveja, é reaproveitado na ração do rebanho existente na Fazenda OPA BIER, cuja matéria orgânica é utilizada para adubar o solo onde o lúpulo está sendo cultivado. O fim do ciclo, portanto, será a utilização do lúpulo colhido na produção da cerveja, que iniciará um novo ciclo para as safras posteriores.

O que é o lúpulo?

O lúpulo é uma planta do tipo trepadeira, cultivada verticalmente. Na produção cervejeira, o lúpulo é um dos principais ingredientes da bebida, usado para dar aroma e amargor à cerveja, além de ser um conservante natural.

Para a produção de cerveja, o lúpulo é utilizado em pequenas quantidades. São necessários de 40 a 300 gramas para produzir 100 litros de cerveja, variando conforme o estilo da bebida.

Durante o processo de produção, o lúpulo é adicionado quando se inicia a fervura, após a mistura e a filtração do mosto. No calor do cozimento, a planta libera suas resinas de sabor amargo, dando o sabor característico da cerveja.

No mundo, existem mais de 100 variedades de lúpulo, mais comumente cultivadas no Hemisfério Norte. O cultivo da planta de origem europeia chegou ao solo brasileiro em 2014, em uma fazenda paulista, na região da Serra da Mantiqueira. Esse fato é uma conquista para o país, já que há poucos locais no mundo onde o cultivo obtém sucesso, devido à necessidade de um clima bastante específico para a planta.

 

Serviço:
Fazenda OPA BIER

Estrada da Ilha, 367 – Pirabeiraba – Joinville – SC
Contato para imprensa: 47-99151-2127

Relacionados

Instagram