CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

26/fevereiro

Mudança de carreira: conheça as profissões do mundo cervejeiro

Depois de um 2020 completamente atípico, muita gente virou o ano pensando em mudar de vida: seja nos hábitos, na alimentação ou no trabalho, encontrar um novo caminho, uma nova rotina, passou a ser a vontade de muitos. E se você é do time que está pensando em mudar de carreira para trabalhar com algo que realmente gosta, já pensou em migrar para o mercado cervejeiro? Sendo um dos setores que mais crescem no Brasil, o segmento oferece oportunidades em diversas áreas. Para ajudar, listamos abaixo algumas profissões específicas do mercado cervejeiro, o que faz cada uma delas e onde se preparar para elas. Confira:

O que é

O sommelier é um profissional especialista em bebidas alcoólicas – no nosso caso, falamos especificamente da cerveja. É o profissional responsável por oferecer o serviço adequado à apresentação das bebidas, e por isso precisa conhecer os estilos, a forma de servir e a harmonização das bebidas, entre outras especialidades.

O que faz

Tem vários campos de atuação – desde criar a carta de bebidas de um bar ou restaurante até auxiliar uma marca na criação de um novo produto. Entre algumas funções estão:

  • Desenvolver cartas de bebidas
  • Promover consultorias para empresas
  • Organizar eventos de degustação e harmonização
  • Sugerir estilos e harmonizações
  • Cuidar do armazenamento e qualidade da cerveja
  • Treinar equipes para atendimento e vendas na área cervejeira
  • Atuar em cervejarias na criação de novos rótulos
  • Atuar como jurado em competições

Onde estudar

No Brasil já existem cursos específicos para a formação de sommelier, como o da Escola Superior de Cerveja e Malte, em Santa Catarina, e do Instituto da Cerveja, em São Paulo. Além disso, o sommelier pode – e deve – sempre se aperfeiçoar com cursos específicos em áreas como harmonização e estilos cervejeiros, afinal, conhecimento nunca é demais!

O que é

É o especialista na produção da cerveja. É o profissional que pode criar as receitas, mas que também seleciona a matéria-prima e conduz todo o processo de produção dentro da fábrica, seja uma micro cervejaria artesanal ou uma grande cervejaria comercial. É também o mestre cervejeiro quem garante a qualidade da bebida, da fabricação ao copo do consumidor.

O que faz

A rotina do mestre cervejeiro envolve toda a produção da bebida, assim, o trabalho começa no estudo para criar ou aperfeiçoar receitas. Também faz parte das funções desse profissional selecionar e receber a matéria-prima que será usada, da água aos maltes, lúpulos e outros ingredientes utilizados na fabricação. Soma-se a isso atuar e acompanhar todo o processo de fabricação e envase da cerveja, para garantir a segurança e a qualidade da bebida durante todo o processo.

Onde estudar

Já é possível encontrar no Brasil alguns cursosespecíficos para a formação de mestre cervejeiro, principalmente em instituições totalmente voltadas para o segmento, como o Instituto da Cerveja, a Escola Superior de Cerveja e Malte, e até mesmo algumas unidades do Senai já oferecem cursos de formação em Tecnologia Cervejeira. Além disso, pode ser uma especialização para profissionais de algumas áreas da engenharia – de alimentos, química, de produção, ou até mesmo biologia, química ou agronomia.

O que é

Uma espécie de especialização do sommelier, pois é indicado para quem já tenha formação ou atua como sommelier de cerveja. O diferencial é o conhecimento e o treinamento nos mais variados estilos de cerveja que existem.

O que faz

Além de qualificar a atuação na sommelieria, este é um profissional capacitado, por exemplo, a participar de concursos como juiz e avaliar uma série de quesitos técnicos nas bebidas. Este profissional está tecnicamente habilitado a ser juiz em concursos profissionais de cervejas, entre outras atividades. Só está apto a fazer essa especialização quem já possui o curso de Sommelier de Cervejas. É considerado o segundo degrau nessa formação.

Onde estudar

por ser um profissional muito específico, e até considerado novo no ramo cervejeiro, é preciso buscar cursos de especialização em escolas da área. Além das escolas já citadas, também é possível encontrar cursos específicos na Science of Beer Insitute (com turmas em Florianópolis, Curitiba e Recife), ou aproveitar a oportunidade para combinar o estudo com aquele desejado intercâmbio – uma especialização em cerveja na Alemanha não é uma ótima ideia?

O que é

O primeiro degrau para se tornar um mestre cervejeiro, pode ser o caminho para quem quer iniciar no mercado de trabalho e pretende atuar numa cervejaria.

O que faz

Assim como o mestre, o técnico também atua nos processos de fabricação da cerveja. Entre as funções está o auxílio na execução do controle físico, químico e microbiológico das indústrias cervejeiras e a execução e supervisão das atividades de produção, desde a moagem do malte até o envase da bebida.

Onde estudar

Todas as unidades já citadas anteriormente oferecem cursos de nível técnico para formação na área cervejeira.

Agora que te apresentamos uma série de opções de trabalho no mercado cervejeiro, se você quiser mesmo seguir por este caminho, basta escolher a função que mais tem a ver com o que você procura e se jogar nos estudos.
Use as nossas sugestões só para começar, mas lembre-se que conhecimento nunca é demais e que os melhores profissionais estão sempre em busca de aperfeiçoamento. E é graças a esses profissionais talentosos que podemos garantir cervejas de alta qualidade.

Relacionados

Instagram