CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

29/abril

Dia da Cerveja Alemã

É difícil pensar em uma comemoração, das mais simples às mais requintadas, sem um brinde com cerveja. Então porque não haveria um dia especial em homenagem à ela? Bem, na verdade, existem vários. São pelo menos seis datas espalhadas pelo mundo celebrando as diferentes escolas cervejeiras.

Mas hoje queremos falar de uma das escolas mais tradicionais e a responsável por dar ao mundo a receita clássica desta que é a terceira bebida mais consumida no planeta Terra, ficando atrás apenas da água e do chá. É por isso que no mês de abril, especificamente no dia 23, é celebrado o Dia da Cerveja Alemã.

A data escolhida faz referência ao dia em que foi assinada a Reinheitsgebot – o nome alemão da Lei da Pureza da Cerveja – no ano de 1516, pelo duque Guilherme IV da Baviera. “A lei especificava que as cervejas produzidas na região da Baviera, a partir daquele momento, só poderiam ser fabricadas a partir de três ingredientes: água, lúpulo e cevada. A levedura de cerveja não era conhecida à época e foi inserida na lei mais tarde. Ele constitui um dos mais antigos decretos alimentares da Europa.”, conta a sommelière, mestre em Estilos de Cerveja e coordenadora de Sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte, Fernanda Bressiani. Ela ressalta que uma das diferenças entre a cervejaria alemã e as outras escolas é o trabalho com menos insumos e mais processos cervejeiros, apesar de nem todos os estilos alemães serem produzidos de acordo com esta orientação.

Receita Pura e Popular

Fernanda explica que é difícil apontar apenas um estilo para definir toda a escola cervejeira alemã, já que a produção do país é bastante regionalizada. Porém, em termos de popularidade, a Weissbier – como a OPA BIER Weizen – seria a primeira, seguida, talvez, pelas de estilo German Pilsner.

Considerando a Lei de Pureza da Cerveja, a sommelière explica que todos os ingredientes da elaboração da receita têm a mesma importância, porém, sensorialmente, ela aponta o malte e o lúpulo como tendo maior destaque na maioria dos estilos produzidos.

Outra curiosidade sobre a escola alemã apontada por Fernanda é que, mesmo tendo se tornado popular e reconhecida em todo o mundo, ela também buscou inspiração além das fronteiras germânicas. “O estilo mais marcante desta escola e que foi base para muito estilos que conhecemos hoje em dia foi criado na República Tcheca, a Bohemian Pilsner. O malte é o grande protagonista da maioria dos estilos alemães, equilibradas, com perfil limpo e de fácil consumo, podem ser ales, lagers ou ainda híbridas”, completa.

Hábitos Cervejeiros na Alemanha

Quer saber um pouco mais sobre os hábitos cervejeiros na Alemanha? Confira no vídeo abaixo:

Agora que você já conhece um pouco sobre cerveja alemã, clique aqui para escolher a sua preferida para celebrar a vida. Lembre-se de beber com moderação e que o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos é proibido.

Relacionados

Instagram