CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

19/novembro

Como é feita uma cerveja especial IPA (India Pale Ale)?

Falar de cerveja tipo IPA é falar de uma tradição que nasceu há muito tempo. A história tem seu início no século XVIII, quando os ingleses colonizaram a Índia e os oficiais do exército britânico, que residiam nesse país, enfrentavam um calor insuportável e a água potável era escassa.

Os ingleses começaram então a levar cervejas para os oficiais se refrescarem, mas elas estragavam durante a longa travessia do oceano até o continente asiático. Para resistir aos meses de viagem, eles passaram a colocar na tradicional Pale Ale uma dose extra de lúpulo, um conservante natural. Como resultado, nasceu a India Pale Ale, uma cerveja com aroma de lúpulo bastante definido e fresco, amarga e com maior teor alcóolico.

 

Importância do lúpulo na produção das IPAs

Muitas das cervejas especiais são feitas de água, malte, lúpulo e levedura. Na India Pale Ale, o lúpulo exerce um importante papel no sabor e no aroma final.

lúpulo cerveja artesanal OPA BIER

Mas, afinal, o que é o lúpulo? Ele é um aromatizante e conservante natural. No calor do cozimento, ele libera suas resinas, que têm um sabor amargo, caracterizando assim uma IPA como amarga e de aroma frutado.

Os lúpulos são adicionados em dois importantes momentos da fabricação da cerveja:

– No início da fervura, para se extrair o máximo o amargor do lúpulo;
– Ao final da fervura, para extrair e “armazenar” os aromas do lúpulo.

Existem diferentes tipos de lúpulos e a combinação entre eles vai determinar as características da cerveja.

 

Aroma da IPA: o segredo está na alta fermentação

A cerveja India Pale Ale é produzida usando levedura do tipo sacaromices cerevisae, ou similares, que se comportam melhor em altas temperaturas.

A alta fermentação é conduzida em temperaturas mais elevadas, cerca de 18º C, e é mais rápida, durando em torno de quatro a cinco dias. Com esse tipo de fermentação, em combinação com os outros ingredientes, é aumentada a produção de ésteres e a cerveja adquire um aroma frutado.

 

Processo de produção da cerveja especial IPA

A produção da cerveja India Pale Ale passa por três principais etapas:

 

  1. Mostura

Nessa primeira etapa se obtém o mosto. Ele é formado a partir da mistura de malte moído com água quente. Os açúcares do malte se misturam à água, que é então enviada para o próximo passo.

Malte: produto que resulta da germinação e posterior dessecação da cevada (ou de outros cereais).

 

  1. Fervura

Nesta etapa, o mosto é levado para a caldeira de fervura e recebe o lúpulo. Como já falamos acima, o lúpulo é acrescentado em mais de um momento, com o objetivo de dar o amargor, paladar e aroma da cerveja.

 

  1. Fermentação

Então, adiciona-se o fermento ao mosto e a cerveja passa pela alta fermentação.  Ao final da fermentação, ocorre a carbonatação onde a espuma se forma, e então a cerveja é envasada.

 

Interessou-se pela história e produção dessa cerveja? Então clique e conheça a nossa IPA!

Lembre-se: se beber não dirija; consuma com moderação; bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos.

Relacionados

Instagram