CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar

blog OPA BIER

16/dezembro

Qual a temperatura ideal para cerveja especial?

Com a chegada do verão, tudo o que muitos querem é afastar o calor da estação mais quente do ano com uma cerveja gelada. Ou melhor: geladíssima e “trincando”, de preferência com a garrafa branca por causa do gelo.

No entanto, isso não é recomendado para todos os tipos de cerveja – as especiais nem sempre aceitam bem as temperaturas próximas ou abaixo de zero grau.

Se você é um degustador de cervejas especiais, já conhece muitos estilos e sabe que há muitas variações: de sabor, de aroma, de carbonatação e de densidade. Por conta disso, a temperatura ideal para consumo depende de cada receita.

Mas calma! Não estamos querendo que você beba cerveja quente. Nosso objetivo é orientar você sobre qual é a temperatura ideal para cervejas especiais, assim você poderá degustar melhor cada estilo e saber escolher cada bebida de acordo com o seu gosto e o calor do verão brasileiro.

Por que a cerveja “estupidamente gelada” nem sempre é a melhor opção?

Antes de falar sobre estilos, é importante explicar o que acontece na boca quando tomamos aquela cerveja “estupidamente” gelada. E isso tem tudo a ver com as papilas gustativas, que são responsáveis por identificar os sabores de tudo o que consumimos. Elas estão distribuídas por toda a boca, principalmente na língua.

Quando comemos ou bebemos algo muito gelado e com temperaturas próximas de 0ºC ou até negativas, nossas papilas congelam. Por ficarem anestesiadas, isso prejudica a percepção dos sabores e aromas do que estamos consumindo.

Este é o principal motivo pelo qual a temperatura ideal para uma cerveja especial nunca é super gelada. No entanto, como dissemos antes, ninguém aqui vai beber cerveja quente! Com a nossa ajuda, você saberá como refrigerar o seu estilo preferido.

Além da questão do paladar, o comportamento da cerveja é outro ponto importante a ser considerado. Dependendo do estilo, a temperatura em que ela é servida pode mascarar as características e atributos sensoriais da bebida, deixando a experiência de consumo menos interessante.

Segundo a beer sommelier e chef de cozinha Larissa Guerra, isto se agrava com temperaturas abaixo de zero. “Neste caso, a ideia é que seja consumida em maior quantidade, sem parar para apreciar as qualidades da cerveja”, explica.

E quando o copo fica no congelador só esperando a hora de servir a cerveja? “Da mesma forma, não ajuda em nada. Talvez só sirva para ficar bonito na hora da foto mesmo”, conta Larissa.

Como saber a temperatura ideal para cerveja especial?

Para os cervejeiros iniciantes, alguns princípios simples podem ajudar a saber qual estilo pode ser servido mais ou menos gelado. A beer sommelier explica que, de modo geral, cervejas claras, leves e de perfil sensorial menos complexo podem ser servidas entre 0° C e 4° C. A temperatura aumenta à medida que os estilos se tornam mais intensos.

“Cervejas frutadas, à base de trigo, lambics e gueuzes se saem muito bem quando servidas entre 5 °C e 7 °C. IPA, Bock, Vienna, Porter, Stouts de teor alcoólico moderado, que são estilos mais encorpados e complexos, pedem serviço de 7 °C a 10 °C de temperatura”, explica.

Segundo ela, temperaturas entre 10 °C e 15 °C são indicadas para cervejas ‘de guarda’, trapistas, Barley Wine e Imperial Stouts. “Estilos com mais potência alcoólica, que se revelam super complexos no aroma e no paladar em temperatura um pouco mais elevada”, conta a especialista.

É interessante perceber que as cervejas que pedem uma temperatura mais elevada são também as mais consumidas em períodos mais frios. Além disso, os estilos que pedem temperaturas mais baixas são os campeões de preferência na estação mais quente do ano.

Qual a temperatura ideal para as cervejas da OPA BIER?

Como a nossa ideia aqui é facilitar a sua vida, além de toda esta explicação também preparamos um guia para você saber qual é a temperatura ideal para as cervejas especiais da OPA BIER. Tudo separado por temperaturas e estilos, assim você sempre vai acertar na hora de gelar a sua bebida. Confira:

De 0° C a 4°C

  • Estilos: Pilsen e American Lager – OPA BIER Pilsen, OPA BIER Merecida, OPA BIER Brasileira e OPA BIER Rótulo Azul
  • Onde gelar: Se tiver pressa pode usar o congelador por pouco tempo para não congelar. O ideal é colocar as garrafas na parte mais alta da geladeira, onde a temperatura costuma ser mais baixa, pelo menos algumas horas antes do consumo. Para manter a temperatura, balde de gelo ou isopor dão conta do recado.

De 4 °C a 7 °C

  • Estilos: Weizen e frutados – OPA BIER Weizen e Coquetel Composto OPA BIER
  • Onde gelar: No refrigerador e nas áreas mais próximas do congelador, que já garantem a temperatura ideal.

De 7°C a 10°C

  • Estilos: OPA BIER Old Ale, OPA BIER Pale Ale, OPA BIER IPA e OPA BIER Porter
  • Onde gelar: Nas prateleiras do meio para baixo do refrigerador, onde as temperaturas ficam mais altas e podem chegar a até 13 °C – dependendo do modelo do equipamento.

Agora que você já sabe como manter a temperatura perfeita da sua cerveja especial OPA BIER, é hora de aproveitar tudo de bom que ela pode oferecer. E claro, não esqueça de registrar e marcar a @opabier nas redes sociais, porque nós queremos apreciar estas maravilhas com vocês!

Relacionados

Instagram