Data para celebrar: Dia da Cerveja Brasileira | OPA BIER

CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar

blog OPA BIER

05/junho

Data para celebrar: Dia da Cerveja Brasileira

Pergunte a qualquer brasileiro qual é a bebida que não pode faltar em uma celebração tipicamente verde-amarela e ele vai responder na lata: cerveja! Infelizmente, não podemos assinar a autoria da bebida da preferência nacional, mas também fazemos bonito na hora de apreciar e até mesmo de criar estilos próprios de cerveja. E é por isso que não poderia faltar uma data especial para celebrar a cerveja brasileira.

Para marcar essa relação tão apaixonada entre o brasileiro e a cerveja, em 2012 foi instituído o Dia da Cerveja Brasileira, a ser celebrado sempre no dia 5 de junho. A data foi escolhida por ser o aniversário do mestre cervejeiro Rupprecht Loeffler, herdeiro da Cervejaria Canoinhense, que faleceu em 2011 aos 93 anos. Na época, ele era o cervejeiro mais antigo do Brasil em atividade.

Mas existe “cerveja brasileira”?

A cerveja é milenar e muitos estudiosos acreditam que ela tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas a serem inventadas. Ao longo dos séculos a receita foi aprimorada e ganhou contornos tão regionalizados em algumas partes do mundo que deu origem às quatro escolas tradicionais da cervejaria que todo bom apreciador já conhece: a Alemã, a Inglesa, a Belga e a Americana. Mas, qual é então o lugar do Brasil nesse rolê?

Para a sommelière, mestre em Estilos de Cerveja e Coordenadora de Sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte, Fernanda Bressiani, ainda não é possível afirmar que exista uma “Escola Cervejeira Brasileira”, já que o mercado cervejeiro do Brasil ainda está tentando encontrar o seu espaço no universo global.

“O mercado brasileiro de cervejas é, sem dúvidas, recheado de criatividade e inventividade, mas somente esses elementos não garantem uma Escola Cervejeira. Acredito que ainda leve um tempo para que essa nova escola seja formada, visto que ainda estamos tentando encontrar o terroir brasileiro dentro do universo cervejeiro.” Fernanda Bressiani, Sommelière.

Relacionamento sério

Apesar de não ter sido criada em terras brasileiras, acredita-se que a cerveja já circula por estas bandas há quase quatro séculos. Teria chegado quando o holandês Maurício de Nassau aportou em Recife por volta de 1637 – período do Brasil Colonial – e trouxe com ele o cervejeiro Dirck Dicx, que teria sido o responsável por montar a primeira cervejaria no país. Mas ainda não foi nessa época que a bebida se popularizou, já que a coroa portuguesa proibia a fabricação de produtos na colônia e forçava o consumo dos vinhos lusitanos pois o comércio internacional era exclusivo com Portugal.

Foi em 1808, com as bênçãos de Dom João VI, que a cerveja começou a ganhar as graças brasileiras. Um de seus primeiros atos após desembarcar na colônia com a família real foi abrir os portos às nações amigas e incrementar os negócios de importação e exportação. Até 1814 o acordo beneficiou exclusivamente a Inglaterra e propiciou o desembarque de litros de cerveja britânica em solo tupiniquim. Nascia aí uma das mais bem sucedidas parcerias: o brasileiro e sua cervejinha gelada.

Das inglesas para as alemãs – mais claras, límpidas, com paladar mais agradável e importada já em garrafas – foi outro pulo. Segundo a sommelière Fernanda Bressiani a cerveja que está na mesa do brasileiro é a que se inspira nas escolas alemãs e americanas. As cervejas leves e claras, dos estilos American Lager e American Light Lager, são a preferência do público brasileiro. A velha e boa Pilsen, que todo mundo conhece, também está sempre no topo da lista. E é neste estilo que entra a BRASILEIRA OPA BIER, desenvolvida especialmente para o paladar verde-amarelo. De coloração dourada e com 4,6% de teor alcoólico, a Brasileira da Opa é leve, refrescante e possui aquela espuminha cremosa que que todo brasileiro gosta, que faz com que o amargor desapareça rapidamente. Além disso, sua alta drinkability deixa aquele gostinho de quero mais.

O Dia da Cerveja está mais do que justificado, aceito e normalizado. Um novo motivo para brindar com uma cerveja geladinha é sempre bom, e é por isso que a gente te convida a gelar a sua BRASILEIRA OPA BIER neste 5 de junho para brindar a cerveja nacional. Saúde!

Lembre-se sempre de higienizar todas as embalagens das suas OPAS preferidas com água e sabão, beber com moderação e não oferecer bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Relacionados

Instagram