Descubra a origem das 7 expressões mais faladas em Joinville

Joinville possui uma cultura rica, formada pela grande diversidade de pessoas com as mais variadas origens e histórias. Inclusive já falamos sobre algumas curiosidades relacionadas à cidade catarinense.

Agora, neste post, vamos falar sobre algo que é capaz de unir todos os tipos de joinvilenses: a linguagem!

Continue a leitura e se surpreenda com a origem de algumas das gírias mais faladas em Joinville.

1. Caixão pro Billy

Significado: Algo sem solução ou que deu errado.

Por exemplo: “Sabe aquela coisa que estávamos esperando? Pois é, caixão pro Billy (esquece, não vai acontecer)!”

Origem: Segundo o colunista Cacau Menezes, a expressão tem origem no Velho Oeste americano. Naquela época era dito “Box for the Billy” para os cowboys bandidos que chegavam nas cidades que possuíam um xerife habilidoso com armas. Era uma forma de alarmar que o bandido sairia dali sem vida.

2. Égua

Significado: Essa expressão pode ter vários sentidos, mas geralmente está ligada à admiração ou ao espanto.

Por exemplo: “Acredita que comi 7 cachorros-quentes ontem?”
“Égua! Exagerou, hein.”

Origem: Conta-se que antigamente havia um carroceiro que entregava pães em toda a cidade. Para guiar a carroça, ele contava com a ajuda de uma égua muito inteligente e mansa. Tanto que para ir de um endereço de entrega para o outro ele não usava chicote para movimentar o animal, bastava que chamasse por “égua”, e ela o seguia. As pessoas ouviram tantas vezes a palavra, que adotaram como expressão.

Curiosidade: A carroça ainda existe e está no galpão do Museu da Imigração, no centro de Joinville.

3. Guria

Significado: Utiliza-se a gíria para se referir a uma mulher (adulta, jovem ou criança). Também é usada para dar ênfase ao que está sendo dito, ou para chamar a atenção da ouvinte na conversa.

Por exemplo: “Guria, você nem imagina o que aconteceu comigo!”

Origem: A palavra “guria” tem origem Tupi, onde seu significado inicial era “filhote de bagre”. Com o tempo, a palavra passou a ser usada para se referir às crianças do sexo feminino.

4. Lavar a égua

Significado: Tirar vantagem de uma situação ou se dar bem.

Por exemplo: “Ganhei na loteria, vou lavar a égua!”

Origem: A expressão nasceu de um costume realizado pelos escravos, no período da grande exploração de ouro no Brasil. Alguns escravos utilizavam a crina dos cavalos para esconder e transportar pepitas de ouro até a fazenda. Ao chegar no local de destino, eles pediam para lavar o animal e assim recuperar o ouro, para comprar sua própria liberdade.

5. Ideia de jerico

Significado: A palavra “jerico” existe na língua portuguesa e é o sinônimo de burro (animal). Já a expressão “ideia de jerico” se refere a alguém que teve uma ideia ruim, ou não muito inteligente.

Por exemplo: “Vai sair com sua ex-namorada? Que ideia de jerico!”

Origem: Há muito tempo o burro é um animal associado com a falta de intelecto, devido às suas características na natureza. Ele é forte e foi explorado para realizar o transporte de cargas. Também é difícil ele obedecer a comandos, por isso seu intelecto muitas vezes é questionado e associado a pessoas com atitudes similares, como a teimosia.

6. X – Pila

Significado: Também conhecido como X – 1 real, o lendário lanche que geralmente se assemelha a um X-salada, é aquele mais barato (e de boa qualidade) conhecido pelos joinvilenses.

Exemplo de utilização da expressão: “Vamos lá no X- Pila porque ainda não recebi meu pagamento esse mês”.

Origem: A expressão se tornou popular na cidade após o surgimento de diversos carrinhos de lanches com x-burger e x-salada, que se espalharam por todos os bairros. A princípio, esses lanches custavam apenas R$1, o que atraiu muitas pessoas e favoreceu a divulgação boca-a-boca, bem como a criação da expressão.

7. Chuville

Significado: É o resultado da união entre as palavras “chuva” e “Joinville”. Tornou-se um apelido carinhoso dos moradores devido ao volume de chuvas elevado na cidade.

Origem: Não se sabe ao certo quando a expressão surgiu, mas fato é que que todo joinvilense já utilizou ao menos uma vez na vida.

Você já conhecia a origem dessas gírias?

Agora queremos lhe ouvir! Você conhece a origem de alguma gíria que não está no texto? Conta pra gente nos comentários.