Natal e Cerveja: Veja a combinação perfeita para cada prato da ceia

O Natal está aí e, com ele, diversas opções gastronômicas cheias de sabor. Sim, caro leitor, estamos falando da ceia natalina!

Neste post, você verá como harmonizar:

  • Cerveja com peru
  • Cerveja com bacalhau
  • Cerveja com nozes e castanhas
  • Cerveja com rabanada
  • Cerveja com panetones e chocotones
  • Cerveja com pavê

Continue a leitura e confira as indicações ideais de cervejas para harmonizar com cada um desses pratos da ceia.

Harmonização especial para o Natal:

Cerveja com peru

Para as aves da ceia, recomenda-se a cerveja Weizen, já que ela agrega sabores aos pratos com tempero suave. As notas de banana e cravo permitem a harmonização devido à semelhança da caramelização com a crosta das aves.

Cerveja com bacalhau

O bacalhau pode ser acompanhado por uma Witbier de qualidade, que faz o corte da gordura pela carbonatação e acidez. Esta cerveja também complementa o prato com notas cítricas de limão e especiarias.

Cerveja com nozes e castanhas

As nozes podem ser harmonizadas com a cerveja Strong Golden Ale maturada em barril de Whiskey, devido as notas semelhantes de castanhas e caramelo torrados.

Cerveja com rabanada

Comidas mais gordurosas, como a rabanada, requerem uma cerveja como a India Pale Ale. Ela leva 3 lúpulos especiais na receita, que equilibram o doce e o amargor. Seu teor alcoólico mais elevado possibilita a limpeza do paladar entre os pratos.

Cerveja com panetones e chocotones

Para os queridos panetones e chocotones, a companhia ideal é uma bela cerveja Bock, que harmoniza por intensificação e complementa as notas adocicadas do conjunto.

Cerveja com pavê

Para o pavê da ceia, pode contar com uma cerveja Old Ale, pois suas notas adocicadas harmonizam perfeitamente com sobremesas cremosas, como o pavê. Além do alto teor alcoólico, que limpa o paladar.

Vá além e crie suas próprias combinações!

Sugerimos as harmonizações mais populares e difundidas no universo cervejeiro. Mas, obviamente, você deve seguir a que melhor satisfaz seu paladar. Afinal, o real motivo da harmonização de cervejas é usufruir da melhor experiência no momento da degustação.

Dito isso, a Opa Bier lhe deseja um Natal saboroso, consciente e repleto de experiências incríveis!