CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO!

Agora você pode ter um barril e uma chopeira em casa!
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar

blog OPA BIER

09/outubro

A curiosa história da Oktoberfest e como ela chegou ao Brasil

O que é a Oktoberfest?

É a maior festa cervejeira no mundo, realizada em locais tipicamente alemães, que resgatam a cultura germânica através da culinária, trajes típicos e outras atrações. A festa ocorre sempre em outubro (originando o nome) e tem várias edições ao ano, por todo o mundo. Entre as maiores estão a de Munique, na Alemanha, e a brasileira, que ocorre em Blumenau – Santa Catarina.

Como a festa começou em Munique – Alemanha

Como a festa começou em Munique - Alemanha

Essa história teve início em 1810, na celebração do casamento do Príncipe Luís com a Princesa Teresa de Saxe – Hildburghausen, em Munique. A festa do casamento foi realizada em praça pública, toda a cidade foi convidada e contou inclusive com uma corrida de cavalos. Visto o grande sucesso da comemoração, a festa passou a ser realizada anualmente, no mesmo local, até os dias atuais. A média de visitantes nos últimos anos é de 6 milhões de pessoas.

Fato curioso: embora seja muito conhecida pela cerveja, nas primeiras edições da festa, a bebida era proibida.

Como surgiu a versão da festa em Blumenau – SC

A primeira edição brasileira foi realizada em 1984, por iniciativa de empresários, em conjunto com a prefeitura e comunidade alemã local, como forma de reparar a economia, já que neste ano a cidade foi bastante afetada por uma enchente.

Devido ao grande sucesso da edição, a festa foi novamente realizada no ano seguinte e nos demais, até atualmente. A média de visitantes nos últimos anos é de 500 mil pessoas.

Por que se bebe cerveja na festa?

A Oktoberfest nasceu em terras alemãs e carrega em sua essência o resgate das tradições bávaras. A cerveja, por sua vez, é a bebida que mais se destaca e que melhor representa a cultura germânica, sendo a protagonista da celebração.

Conhecendo as atrações da Oktoberfest brasileira

Além da já citada cerveja, outras atividades marcam a programação da festa, como:

  • Desfile oficial pela cidade
  • Shows com bandas tradicionalmente alemãs
  • Culinária alemã
  • Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro
  • Apresentações folclóricas
  • Concurso Fritz e Frida
  • Concurso da Realeza

O importante é se divertir!

Na OPA BIER, todo mês nós achamos um motivo pra curtir e comemorar com um chopp gelado, boa música e a mesa cheia de amigos. Confira a programação artística das casas em nosso mural, clicando aqui. Ou encontre a OPA BIER mais próxima de você, neste link.

Relacionados

Instagram