79ª Festa das Flores: como tudo começou, estrutura e gastronomia

Joinville é conhecida como a cidade das flores e organiza todos os anos um evento especialmente para elas. A Festa das Flores resgata o cotidiano rural e a celebração das colheitas, na cidade colonizada principalmente por imigrantes europeus.

História da Festa das Flores

Festa das Flores 2017

Os primeiros registros de contato com flores na cidade são de 1851. Em paralelo à imigração europeia, foram encontradas espécies de orquídeas nativas na região, que encantaram os novos moradores. Estes passaram a fazer a colheita das espécies e a mostrar uns aos outros a diversidade de cores e variações das plantas. Assim surgiu a primeira Festa das Flores de Joinville, em 1936.

Desde então, o evento cresceu e se fortificou, existindo há 79 edições (contando com 2017). Hoje, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina, por meio da Lei Estadual 14.697, de 21 de maio de 2009.

Estrutura da 79ª Festa das Flores 2017

Neste ano, a programação da festa inicia-se em 14/11 (terça-feira) e vai até 19/11 (domingo), com atividades culturais diversas, como apresentações de dança, shows musicais, apresentações de alunos da rede pública de ensino e o concurso da rainha (dividido de acordo com a idade das participantes, nas categorias “melhor idade”, “menina flor” e oficial). As atividades da festa são direcionadas para todas as idades.

Entre os espaços da estrutura atual do evento, destacam-se o mercado de plantas, o labirinto cultural, a feira de artesanato, o palco interativo e a praça de alimentação. A festa será realizada no Complexo Expoville, localizado na Rua XV de Novembro, 4315 – Glória – Joinville – SC.

Confira a programação completa da 79ª Festa das Flores 2017

Gastronomia na Festa das Flores de Joinville

Gastronomia festa das flores 2017

Além das exposições de plantas, as atrações gastronômicas ganham destaque no evento, com pratos tradicionais da comida típica germânica e o café colonial. Para quem deseja experimentar outros sabores, a festa também conta com lanches rápidos e diversos food trucks.

E você, vai perder a Festa das Flores deste ano? Quer saber mais sobre o evento, como preços, estacionamento e horários? Então visite o site oficial do evento.