Por que as cervejas Weizen não são filtradas?

Para quem está dando os primeiros passos como um apreciador e degustador de cerveja, escolher uma Weizen é uma boa opção. Isso porque as bebidas desse estilo não são amargas e têm um baixo teor alcoólico.

 

Weizen: as famosas cervejas de trigo

O termo Weizen vem do alemão e significa “trigo”. Outra maneira de chamar a cerveja é Weiss, que na tradução do alemão significa “branco”.

Muito tradicionais na Alemanha, essas cervejas refrescantes são feitas de maltes de trigo e de cevada, lúpulo e levedura. Elas se caracterizam por ter uma ótima formação de espuma, serem encorpadas e com aromas frutados de banana e cravo.

 

Por que as cervejas Weizen não são filtradas?

Geralmente as Weizen não são filtradas. A intenção é manter as leveduras dentro da garrafa, ainda trabalhando, até a hora em que a bebida é ingerida. Essa ação de fermentação confere deliciosos aromas e sabores frutados de banana e cravo. É por isso que as cervejas artesanais de trigo não filtradas são turvas e bem encorpadas.

Em alemão, as cervejas de trigo não filtradas são conhecidas como Hefeweizen. Em alemão, o prefixo hefe significa fermento.

 

Dicas da Opa Bier para apreciar uma boa Weizen

Por não serem filtradas, as leveduras ficam sedimentadas no fundo das garrafas. Esses resquícios carregam complexos sabores, que caracterizam a bebida. Por isso, ao apreciar uma Weizen:
• Utilize um copo que comporte todo o líquido da garrafa;

 

O copo Weizen é ideal para degustar as cervejas de trigo, pois são altos e possibilitam que todo o conteúdo seja colocado no copo. Clique e saiba mais.

O copo Weizen é ideal para degustar as cervejas de trigo, pois são altos e possibilitam que todo o conteúdo seja colocado no copo. Clique e saiba mais.

 

• Incline o copo em 45º enquanto despeja a bebida, garantindo a adequada formação de espuma;
• Derrame o conteúdo da garrafa dentro do copo, deixando na garrafa aproximadamente 20 ml;
• Ao final, faça movimentos circulares (balançando a garrafa) e derrube esse restinho de bebida dentro do copo.

Dessa maneira, você garante que o sedimento do fundo fará parte da sua degustação.

Depois de tanto falarmos nessa cerveja de trigo, que tal degustar uma Cerveja Artesanal Weizen da Opa Bier? Clique aqui e saiba mais.