Pilsen e Lager: Qual a diferença entre essas cervejas?

Você é mesmo fã de cerveja? Então responda rapidamente a esta pergunta: Pilsen e Lager, qual a diferença entre essas cervejas?

Se você respondeu sem pestanejar, parabéns! Caso contrário, não fique triste. ???? Poucos sabem sobre isso, e esse texto vai lhe ajudar, de forma simples e objetiva, a ter a resposta na ponta da língua na próxima conversa de bar com os seus amigos.

Mas afinal, qual é a diferença entre Cerveja Pilsen e Cerveja Lager?

Antes de respondermos, é importante saber:

“Classificar cervejas não é uma tarefa tão simples assim, pois são inúmeros os critérios que podem nortear uma classificação. Entre os fatores levados em consideração estão a tecnologia disponível, o paladar, o processo de fabricação e até a região que se é produzida a bebida.”
Livro Larousse da Cerveja

Existem basicamente 3 grupos de cervejas

Os especialistas classificam as cervejas de acordo com o processo de fermentação, e existem 3 grupos: Ale (pronuncia-se “éiol”, de fermentação de superfície), Lager (fala-se “láguer, de fermentação de fundo) e Gueuze ou Lambic (fermentação espontânea).

Os nomes Ale, Lager e Lambic já existiam antes mesmo da primeira classificação das cervejas ter sido feita.

Atualmente, há uma grande variedade de classificações de cerveja no mundo todo, e uma das mais aceitas é a do Beer Judge Certification Program Inc. (BJCP).

As cervejas Lager

As cervejas Lager surgiram no final do século 14, mas se tornaram populares apenas na metade do século 19. De maneira geral, elas têm menor teor alcoólico que as Ale, são mais gasosas e maltadas, menos amargas (devido ao pouco lúpulo), mais refrescantes e pouco frutadas.

Lager significa “guardada, armazenada”, isso devido ao tempo que ficam maturando, que é de uma a oito semanas em temperatura baixas.

Pilsen é a mais consumida do mundo

Em 1842 foi produzida a Pilsen pela primeira vez, e a partir de então tornou-se o tipo mais consumido no mundo inteiro.

A Pilsen foi criada na cidade de Pilsen (na atual República Checa). A bebida era uma cerveja lager mais clara, que passou a ser chamada de Pilsen ou Pilsener. Aos poucos, foram surgindo diversas variações e estilos, como o Bohemian Pilsner, German Pilsner e Classic American Pilsner. Em geral, elas são mais amargas, com espuma cremosa e branca.

Em resumo, dá para dizer para a próxima vez que te perguntarem:

Toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen.

E aí, conseguiu entender? Agora você pode experimentar as cervejas Opa Bier e comparar os sabores desses e outros estilos de cervejas artesanais.