Páscoa e Cerveja: Saiba como harmonizar a bebida com chocolate

Se você é um fiel apreciador de cerveja e vive buscando a melhor harmonização com cada alimento nas diversas épocas do ano, então veio ao lugar certo!

Nesse post, você verá como harmonizar:

  • Cerveja artesanal com chocolate ao leite
  • Cerveja com chocolate branco
  • Cerveja artesanal com chocolate meio amargo
  • Cerveja com chocolate com frutas secas ou nozes

Então continue sua leitura e descubra quais são as cervejas ideais para consumir com chocolates.

Harmonização especial para a Páscoa:

Cerveja com chocolate ao leite

Provavelmente o chocolate mais popular do Brasil, querido por muitas pessoas. Ele tem presença confirmada em qualquer cesta de Páscoa. A indicação para harmonização é a cerveja do tipo Old Ale, que possui aroma envolvente e paladar marcante levemente adocicado. Os sabores se complementam para atingir a combinação ideal.

Cerveja com chocolate branco

Para os chocolates tipo branco, mais pastosos (produzido a base de manteiga de cacau, leite em pó e açúcar), são indicadas as cervejas Fruit Lambics, pois elas têm notas mais ácidas que quebram a gordura desse chocolate.

Cerveja com chocolate meio amargo

O amargor desse chocolate se dá pela maior concentração de cacau, que, em combinação com a cerveja Porter e suas notas de café torrado, busca a harmonização perfeita, alcançando o equilíbrio do paladar.

Cerveja com chocolate com frutas secas ou nozes

Para harmonizar com esse chocolate, é preciso que a cerveja possua notas de chocolate. Uma boa indicação é a cerveja Bock, que é mais encorpada e apresenta notas de caramelo e chocolate.

Quero explorar novas combinações, e agora?

Sabemos que, apesar das indicações para ajudá-lo a encontrar a melhor harmonização entre cervejas e alimentos, o que realmente importa é a experiência de degustar uma cerveja de qualidade em boa companhia.

Ainda mais porque não são todas as pessoas que conseguem distinguir todos os sabores e aromas, portanto, essa experiência de harmonização entre cerveja e chocolate é única e deve ocorrer de acordo com as preferências do degustador.

Assim, a Opa Bier deseja a todos uma ótima Páscoa recheada com boas experiências!