CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

28/fevereiro

IBU: Saiba tudo sobre a escala do amargor da cerveja

Tem quem a ame, tem quem não a coloque como favorita, mas é fato que os mais apaixonados por cerveja não abrem mão de uma boa bebida mais amarga, forte, com dose extra de lúpulo.
Você sabia que o amargor é item fundamental na personalidade da cerveja? Sabe como se mede a intensidade essa amargura dela? Continue lendo para saber mais.

De onde vem a sensação amarga da cerveja?

Vem de diversos componentes que estão no lúpulo – saiba mais sobre o lúpulo aqui -, chamados de iso-alfa-ácidos. O lúpulo tem a capacidade de realçar a secura e o amargor, e essas características podem ser medidas pelas quantidades dessas substâncias.

Como é medida a intensidade do amargor da cerveja?

A intensidade do amargor da cerveja é medida em IBU (International Bitterness Unitis). Quanto maior a IBU, mais amarga é a cerveja.

“A IBU não fornece informações detalhadas sobre as sutilezas do sabor, mas serve como um guia geral para a intensidade do amargor, um dado que deve ser considerado junto com o grau de intensidade do malte ou corpo da cerveja.
Livro Larousse da Cerveja, Ronaldo Morado, 2009

Cervejas com menor IBU apresentam medida em torno de 10 a 15. Com 35 IBU aproximadamente aparece um agradável realce de lúpulo.

Acima de 40 IBU, a cerveja tem um caráter forte com esse ingrediente. Até mesmo os produtos com maior teor de lúpulo raramente ultrapassam 60 IBU.

Um IBU é medido por meio de análise química em laboratório, onde também são usados equipamentos, como o espectrofotômetro. O valor encontrado na escala é baseado em degustação de amostras de cerveja, e está relacionado com o amargor percebido.

Confira a escala IBU das cervejas OPA BIER:

Agora que você já sabe o que é a escala IBU e qual o seu valor em cada uma das cervejas OPA BIER, que tal experimentar uma a uma para comparar os sabores?

Relacionados

Instagram