Dicas de harmonização de cervejas para iniciantes

Muito se ouve falar na harmonização de vinhos, mas poucos ainda conhecem a arte de harmonizar os diferentes estilos de cervejas com as comidas do dia a dia.

A verdade é que não precisa ser um mestre cervejeiro para saber como apreciar as cervejas. Qualquer um pode se aventurar nesse mundo!  Para aqueles que estão dando os seus primeiros passos nessa caminhada de apreciação e harmonização, decidimos dar um empurrãozinho para melhorar ainda mais essa experiência.

Separamos algumas dicas práticas e simples. Confira:

Se arrisque!

Vamos começar com a dica que deve acompanhar você por toda essa estrada: arrisque-se e tente novas combinações. A harmonização não é uma ciência exata e os testes podem ser surpreendentes! Prepare o seu paladar para novas experiências e seja um aventureiro em cada nova tentativa.

Harmonize por semelhança

A harmonização por semelhança, quando o prato e a cerveja possuem elementos que são parecidos, é uma das mais certeiras. Por exemplo:

  • Cervejas leves acompanham comidas leves;
  • Cervejas mais fortes, intensas e encorpadas harmonizam melhor com comidas mais pesadas, gordurosas e picantes;
  • Quanto mais escura a cerveja (maltes mais tostados), mais escura deve ser a comida da harmonização (como carnes bem assadas);
  • Quanto maior o teor alcoólico da cerveja, mais intenso deve ser o sabor do prato.

Tabelas de harmonização

Para facilitar a sua escolha, trouxemos algumas tabelas por categorias de comidas e o tipo de cerveja ideal para harmonizar.

 

Carnes

tabela harmonização cerveja com carne

 

Massas

tabela harmonização cerveja com massa

Queijos

tabela harmonização cerveja com queijos

Peixes/Frutos do Mar

tabela harmonização cerveja com peixes

Agora que você está começando a descobrir o mundo da harmonização das cervejas, que tal experimentar uma combinação dessas?

Confira as nossas cervejas e faça a sua escolha. Deixe seu comentário abaixo, e nos conte como foi sua experiência.

 

Hey! Se beber, vá de carona 😉 E lembre-se: consuma com moderação; bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos.

Fonte: Larousse da Cerveja.

  • George de Macedo uchoa

    Excelente, muito bom o aprendizado. obg.