CHOPP OPA BIER
NO SEU EVENTO

Agora você pode ter um barril e uma chopeira OPA BIER na sua casa.
Nós fazemos toda a parte de entrega e instalação, deixando tudo pronto pra você curtir os melhores momentos.

E É SÓ APROVEITAR. SAÚDE!

Acesso Rápido Acesso Rápido
Fechar
Disk Chopp Disk Chopp

blog OPA BIER

07/junho

Como harmonizar comidas de inverno com cervejas artesanais?

Nos dias de outono e inverno, não há nada melhor do que curtir o calor de uma reunião entre amigos ou o aconchego do lar. As estações mais frias do ano marcam as nossas memórias com encontros especiais e comidas deliciosas que nos aquecem.

Mas mais do que um bom vinho, as comidas de inverno podem ser também harmonizadas com cervejas artesanais de qualidade.

Nos dias mais frios, harmonize os seus pratos com cervejas artesanais de teor alcoólico mais elevado e de sabores mais intensos. Esses estilos de bebidas irão promover a sensação de aquecimento. Além disso, elas não devem ser bebidas muito geladas (o ideal é entre 8º e 14º) e harmonizam muito bem com as comidas características dessa estação.

Para quem está achando essa ideia uma loucura, viemos aqui para ensinar a fazer essas combinações que serão inesquecíveis! Confira nossas sugestões de harmonizações especiais para este outono/inverno:

 

Fondue de queijo

Harmonização de comidas de inverno com cerveja

O Fondue é um dos pratos mais famosos durante o inverno, pois é quentinho e é ótimo para reunir os amigos. Todos podem se servir, enquanto conversam e se divertem. Uma cerveja artesanal pode ser uma excelente combinação!

O tradicional Fondue é preparado com queijo emmenthal e queijo gruyère, que são mais suaves e levemente adocicados. Esses queijos harmonizam muito bem com Pale Ale, India Pale Ale (IPA) e Bock. Essas cervejas têm amargor de moderado a alto e aromas levemente frutados, que harmonizam com o sabor do queijo.

Se o fondue for feito com queijos mais fortes, como gorgonzola e parmesão, você pode também optar pela Porter, uma cerveja mais escura e encorpada. As notas marcantes de café torrado dessa bebida irão se equilibrar com o sabor intenso do queijo.

 

Fondue de chocolate

Harmonização de comidas de inverno com cerveja

O Fondue de chocolate é ainda mais delicioso e é perfeito para os momentos românticos. Cervejas com notas de malte torrado e teor alcoólico mais elevado, como a Bock, Old Ale e a Porter, harmonizam muito bem. Aliás, cervejas artesanais vão muito vem com doces. Aprecie!

 

Queijos

Harmonização de comidas de inverno com cerveja

Queijo e cerveja harmonizam muito bem! A carbonatação da cerveja ajuda a cortar a gordura do queijo, além de limpar as papilas gustativas.

• Combine queijos fortes (salgados, acres e azedos) com cervejas de alto amargor, como a India Pale Ale (IPA), e com teor alcoólico mais elevado, como a Bock.
• Queijos leves e frescos podem ser harmonizados com cervejas mais delicadas e leves, como a Pilsen, por exemplo. Por contraste, você pode harmonizar com cervejas mais encorpadas, como a Bock e a Pale Ale.

Confira nossa tabela abaixo com os tipos de queijo e as melhores cervejas artesanais para harmonizar.

Queijos

tabela-de-queijos

 

Sopas

Harmonização de comidas de inverno com cerveja

Esse delicioso prato é a cara do inverno, sendo uma ótima opção para aquecer nos dias mais gélidos. Rica em sabores, a sopa de legumes pode ser harmonizada muito bem com cervejas no estilo Bock, India Pale Ale (IPA), Pilsen, Porter e Weizen.

 

Massas

Harmonização de comidas de inverno com cerveja

Massas e pratos gratinados podem ser uma alternativa para quem quer fugir dos ensopados no inverno. As lasanhas se destacam nesse aspecto, pois podem ser servidas bem quentinhas.

Se feitas com molho vermelho, elas devem ser harmonizadas com cervejas de baixo amargor e com notas mais adocicadas, como uma Weizen. Se o molho for pesto, a India Pale Ale irá combinar melhor.

Agora que você já sabe como harmonizar os pratos de inverno com cervejas artesanais, que tal preparar um jantar especial na sua casa?

Em nossa loja virtual (www.opabier.com.br/loja) você pode escolher a cerveja que mais combina com o seu prato.

Curta os deliciosos momentos dessa aconchegante estação!

Hey! Se beber, vá de carona 😉 E lembre-se: consuma com moderação; bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos.

Relacionados

Instagram