Chopp e gastronomia de Joinville e em SC atraem muitos para a Stammtisch

Se você parar para pensar em boas memórias, aposto que vai se lembrar das divertidas reuniões entre amigos. Ah, são momentos alegres e inesquecíveis, que marcam a história!
Entre uma celebração e outra, a boa cerveja e a gastronomia está na roda dos amigos. A conversa flui naturalmente e as risadas não são contidas. Foi assim que surgiu o Stammtisch, um encontro entre amigos.

 

O que é o Stammtisch?

Do alemão, Stammtisch é uma união das palavras Stamm, que significa tribo ou tronco, e Tisch, que significa mesa. Então, em uma tradução literal, a palavra representa a “mesa da tribo”.

Na Alemanha e Áustria, Stammtisch é um local reservado onde os amigos se encontram para beber, comer e conversar, seja em um bar, choperia ou restaurante.

Já no Brasil, mais especificamente em Santa Catarina, o encontro ganhou outros ares. Em tom de festa, os grupos se reúnem em tendas nas ruas, onde bebem chopp e cervejas artesanais, desfrutam da gastronomia local e celebram a amizade. Esse formato de festa alemã Stammtisch realizado na rua, com a alegria e a festividade características do povo brasileiro, é pioneiro. Não existe em nenhuma outra parte do mundo, somente em nosso país.

 

Stammtisch em Santa Catarina

Em 2000, Blumenau (SC) realizou a primeira Stammtisch do país. Tudo começou quando o publicitário Horácio Braun idealizou o encontro como parte das comemorações do 150º aniversário da cidade. A primeira edição do evento reuniu 17 grupos e aconteceu na rua XV de Novembro, no centro da cidade.

A festa em Blumenau se tornou famosa e querida. Além de entrar para o calendário oficial de eventos de turismo do estado, também se espalhou para outras cidades. Joinville, Rio do Sul, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, Itajaí, Gaspar, Itapema, Palhoça, São Francisco do Sul, Brusque, Ibirama e Pomerode também já fizeram suas próprias edições da “Stamm”.

Neste ano, Joinville realizou a 8º edição da Stammtisch. Com 146 grupos de amigos inscritos e cerca de 20 mil participantes, o encontro agitou a cidade. A verdade é que essa celebração da amizade ganhou o coração de muitos. Nas principais ruas das cidades, durante as Stammtischs, a gastronomia local regada a chope de qualidade e boa música atrai e alegra muitos. São histórias escritas para futuramente serem relembradas.

E você, já participou de alguma Stammtisch? Conte-nos como foi!