Cerveja e chopp: com ou sem espuma?

Você já se sentou em uma mesa de bar e, entre uma conversa e outra com os amigos, perguntou-se por que a cerveja tem espuma? Talvez você até tenha exposto o questionamento para os seus amigos, mas ninguém tinha certeza da resposta. Então, a espuma do seu copo desapareceu lentamente, mas a dúvida continuou lá.

A verdade é que você não precisa ser um mestre cervejeiro para entender alguns dos mistérios dessa bebida. Neste post, você vai descobrir porque as cervejas e chopps têm espuma e qual a importância dela para a bebida.

Por que a cerveja e o chopp têm espuma? 

Cada gota de cerveja tem uma grande quantidade de CO2 (dióxido de carbono), que fica dissolvida sob a pressão dentro da garrafa. Quando a garrafa é aberta, tirando a pressão exercida no líquido, o gás se expande e passa a ocupar um volume muito maior. Então, as bolhas se unem com moléculas de proteína e vão subindo para a superfície. O acúmulo das bolhas forma o colarinho da cerveja. Conforme as bolhas vão se dispersando no ar, o colarinho vai se desfazendo.

Qual a importância da espuma para a cerveja?

Muitos não sabem, mas esse creme que se forma é muito importante para uma melhor degustação da cerveja.

Em primeiro lugar, você deve saber que as moléculas de dióxido de carbono carregam os aromas da cerveja, ou seja, o primeiro contato do seu paladar será com o verdadeiro aroma da bebida. Portanto, um colarinho com boa formação e consistência vai enriquecer a degustação da cerveja. A espuma de uma Weizen da Opa Bier, por exemplo, terá aroma frutado com notas de banana e cravo.

Outro importante papel da espuma é servir como um critério para avaliar a qualidade da cerveja. A espuma deve ser mais clara do que o líquido, brilhante, com finos poros e estável (permanecer por dois ou três minutos após a bebida ser servida). Uma cerveja que não faz espuma pode estar com problema de carbonatação, prazo de validade vencido ou contaminação.

Além disso, por evitar que a cerveja entre em contato com o ar, a espuma ajuda a manter o líquido gelado por mais tempo e desacelera o processo de oxidação da bebida. Por esse motivo, um chopp servido sem espuma vai oxidar mais rapidamente, ganhando amargor com o passar dos minutos.

Qual é a quantidade de espuma que deve se formar?

As características da espuma variam de acordo com o estilo da cerveja, do copo e da maneira que foi servido.

Cervejas de trigo, como uma Weizen, produzem bastante creme com mais facilidade. Cervejas mais alcoólicas, como a Old Ale, tem uma presença mais breve da espuma.

A maneira como é servida a cerveja ou o chopp também interfere na formação do creme. Quanto mais distante está a garrafa do copo, maior será o impacto da bebida no copo, contribuindo para ter mais espuma. Quando se inclina a garrafa e coloca o líquido lentamente, permitindo que a bebida escorra pela parede do copo, menor será o colarinho.

Agora que você entendeu a importância da espuma para a bebida, que tal degustar uma cerveja da Opa Bier prestando atenção na formação da espuma e aromas que ela proporciona?

Hey! Se beber, vá de carona 😉  E lembre-se: consuma com moderação; bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos.

Comentários