20 Curiosidades sobre Joinville que você precisa saber

Joinville é uma cidade de Santa Catarina conhecida por diversos aspectos, seja na cultura, economia, geografia e até comportamento. Confira abaixo alguns fatos e curiosidades sobre Joinville:

1- Heranças da culinária alemã

cuca bolo alemão

Bons exemplos dessa herança dos imigrantes alemães em Joinville são: chineque (variação do pão doce), rollmops (peixe em conserva), cuca e orelha de gato (ou cueca virada).

2- Tem animais famosos

capivara

Ao passar pela Avenida José Vieira, mais conhecida como “Avenida Beira Rio” é comum encontrar filhotes de capivaras nas margens do Rio Cachoeira. Outro animal bastante conhecido na cidade é um jacaré nomeado carinhosamente de Fritz.

3- Joinville tem praia e mangue

Mangue

A variedade de cenários em Joinville é riquíssima. O bairro Espinheiros é cercado pelo manguezal e, seguindo na direção nordeste, você chega até a praia do Vigorelli.

4- O vocabulário é diversificado

bandeira de joinville sc

Visitantes podem se perder na conversa com os nativos, que vez ou outra deixam escapar palavras como “zarco” (ônibus), “zica” (bicicleta), “égua” (espanto/admiração), “bobiça” (bobeira), entre outras…

5- Tem cerveja artesanal de qualidade

cerveja artesanal joinville

Joinville é berço de cervejarias artesanais conhecidas a nível nacional, como a Cervejaria Opa Bier. A fábrica da Cerveja Antarctica também já teve a sua sede na região. Na cidade, a variedade de sabores e estilos é garantida.

6- É a capital brasileira da dança

bailarinos dançando

Apesar de a cidade ganhar o título oficial somente em 2016, faz muito tempo que Joinville é vista como tal. O município sedia o Festival de Dança todos os anos (em julho), considerado o maior do mundo pelo Guiness (2005). Outro fato é que ela abriga a única filial da Escola de Balé Bolshoi fora da Rússia.

7- É conhecida como a Cidade dos Príncipes

placa de rua joinville

Joinville foi oferecida como dote de casamento da princesa Francisca Carolina, (filha de D. Pedro I) para o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie. Por isso passou a ser chamada de “Cidade dos Príncipes”.

8- Conhecida também como a Cidade das Flores

escada com flores

Alguns acreditam que Joinville tenha ganhado esse título devido à influência da cultura alemã – com o cuidado das plantas. Já outros atribuem os créditos para a região geográfica em que a cidade se encontra. Fato é que Joinville promove a Festa das Flores, patrimônio histórico, artístico e cultural do estado, que atrai milhares de visitantes anualmente.

9- E Cidade da chuva (ou chuville)

chuva em Joinville

Em 2014, o Portal G1 divulgou uma pesquisa na qual Joinville se destacou como a cidade onde há menos dias de sol no país. Também não é raro ver alagamentos pela cidade em dias com grande volume de chuvas e maré alta. Para se proteger, o guarda-chuva é item indispensável na bagagem do joinvilense.

10- É referência arqueológica mundial

arqueologia

A cidade que abrigou sambaquis entre dois mil e seis mil anos atrás conta com diversos sítios arqueológicos (áreas com sinais de civilizações passadas). No Museu do Sambaqui é possível fazer visitações e conhecer esta parte da história da cidade.

11- Possui festas memoráveis

copos de chope brinde

Festa do Tiro Rei, da Banana, do Arroz, do Bandoneon, do Aipim, da Colheita, da Polenta, Stammtisch, Opa Fest, Bierville…São apenas algumas das celebrações anuais mais conhecidas.

12- É berço de grandes talentos

calçada da fama

Algumas celebridades nacionais e até internacionais são joinvilenses, como é o caso da baterista Duda, da Youtuber Jana make up e da atriz Amanda Richter.

13- Tem 6 Cidades irmãs

placa na estrada joinville

Joinville possui cidades semelhantes a ela, com as quais realiza intercâmbio de experiências e conhecimento econômico, social e cultural. São elas: Zhengzhou, na China, Chesapeake, nos Estados Unidos, Spišska Nová Ves, na Eslováquia, Langenhagen, na Alemanha, Joinville-le-Pont, na França e Schaffhausen, na Suíça.

14- Teve os primeiros Bombeiros Voluntários do Brasil

caminhão de bombeiros

Joinville foi a primeira cidade do Brasil a fundar uma organização de bombeiros voluntários. O fato ocorreu em 1892 e muitos atribuem esse pioneirismo ao comportamento solidário dos imigrantes que habitavam a cidade na época.

15- É a 2ª cidade com a melhor qualidade de vida do país

passagem na rua jk joinville

Joinville foi apontada como a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pelo Jornal A Notícia (2015). Para estar nessa lista, foram avaliados critérios como saúde, educação, mobilidade digital e mercado de trabalho.

16- Tem vários Museus (e para todos os gostos)

joinville

Joinville possui mais de 10 museus. Entre eles, os mais conhecidos são: Museu dos imigrantes, Museu de arte, Museu da bicicleta, Museu Nacional do Corpo de Bombeiros, Estação da Memória e Museu casa Fritz Alt.

17- É a maior cidade de Santa Catarina

vista de joinville prédios

Sua população ultrapassa 560 mil e a extensão territorial é de 1 126,106 km². Joinville é a 3ª maior cidade do sul do Brasil, atrás somente de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

18- É o Maior polo industrial de Santa Catarina

mapa de joinville

A cidade é referência para as indústrias metalmecânica, de tecidos, de alimentos, softwares, eletrodomésticos, computadores e máquinas. Também tem o maior PIB do estado.

19- É conhecida como a “Manchester catarinense”

prédios em joinville

Manchester é um importante polo industrial mundial e participou ativamente da Revolução Industrial. A comparação da cidade inglesa com Joinville se deve ao fato de que, entre as décadas de 1950 e 1980, a cidade catarinense se tornou um dos principais centros industriais do país, motivado pela ausência da importação de produtos industrializados da Europa.

20- Tem uma Via Gastronômica

mesa com diversos alimentos

A Rua Visconde de Taunay é famosa pela diversidade de pubs, restaurantes (gastronomia mundial) e casas noturnas. Também é lá que ocorre o Festival Gastronômico anual.

Você já conhecia essas curiosidades sobre Joinville?

Agora queremos lhe ouvir! Você conhece alguma curiosidade que não está no texto? Conta pra gente nos comentários.

  • Batista David Santos

    Faltou cidade dos assaltos????

  • Roberto Chaplin

    Segunda melhor cidade do país para se morar segundo o jornal da própria cidade, kkkk. Só pode ser piada. “Nada Imparcial”. Cidade dos príncipes, mas os príncipes nunca pisaram lá. Se mandaram pra Europa e nunca mais voltaram pro Brasil. Cidade das Flores é HOLAMBRA em SP. Quanto aos bombeiros . . . coitados, ganham 2 mil reais enquanto os do estado ganham 5,6 mil reais. São Bombeiros Mendigos.

  • Neo DI Couto

    Muito bom.